Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Jair Messias Bolsonaro é eleito o 38º presidente do Brasil

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 28/10/2018

jair

Fernando FrazãoO novo presidente obteve mais de 56,1 milhões de votos válidos; ele assume o Palácio do Planalto a partir de 2019

Como vinham desenhando as pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro, do PSL, venceu Fernando Haddad, do PT, e foi eleito o novo presidente da República neste domingo, dia 28, interrompendo o ciclo de vitória do Partido dos Trabalhadores no país, que vinha desde 2002.

A diferença entre os presidenciáveis foi de mais de 11 milhões. Jair obteve 55,13 % dos votos, o que representa 57.796.986 em números absolutos, contra 44,87% do candidato petista, que teve 47.038.963 de votos. A vitória foi anunciada às 19h18 quando Haddad não podia mais alcançar Jair.

Bolsonaro, que disputou ao cargo pela primeira vez, tem 63 anos, é capitão reformado no Exército e deputado federal desde 1991. Com um discurso conservador e por diversas vezes polêmico, se destacou por sua oposição à esquerda e ao PT, bem como na sua aposta em uma economia baseada no liberalismo e em uma política dura de segurança pública.

Durante a campanha eleitoral, Jair chegou a levar uma facada durante ato a favor de sua candidatura em Juiz de Fora, Minas Gerais, e ficou internado durante 23 dias. Além de grandes passeatas, a campanha do novo presidente também foi marcada por uma grande mobilização nas redes sociais. 

O 38º presidente sucederá Michel Temer (MDB), vice de Dilma Rousseff (PT), que assumiu o governo em 2016 devido ao impeachment da petista. Seu mandato terá duração de 2019 até 2022.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.