780 alunos da EMEB Darcy Ribeiro são beneficiados com brinquedoteca

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/10/2018

Os alunos da EMEB Darcy Ribeiro, no Jardim São Judas Tadeu em Taboão da Serra, ganharam um novo espaço para brincar, viver o lúdico e aprender a conviver. No dia 9 de outubro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, entregou a brinquedoteca “O Pequeno Príncipe”. A abertura foi acompanhada por pais, alunos, professores, pelo secretário de Educação, Prof. João Medeiros e pelo vereador Cido.

A necessidade da criação do espaço surgiu após a escola receber alunos da educação infantil. “Eu vim de EMI e sempre tive um olhar mais apurado para os pequenos, pois as crianças precisam brincar. Arrumamos o parque que estava defasado e, após fazermos a Festa Junina, sentei com os professores e discutimos o que fazer com o dinheiro arrecadado”, disse a diretora da EMEB, Luciana Silva. “Como a escola é toda equipada e a educação infantil tem uma ligação maior com a escola, propus a construção da brinquedoteca e todos aprovaram. A ideia foi apresentada aos pais do conselho escolar e da APM que na hora concordaram.”, afirmou Luciana.

Para a construção do espaço, um dos auditórios da escola foi desativado e reformado pela Secretaria de Manutenção. A brinquedoteca, que foi batizada com o clássico da literatura mundial, está equipada com os recursos da Festa Junina e conta com novos e inúmeros tipos de brinquedos. Veículos, bonecas, minicozinha com fogão, panelas, micro-ondas, liquidificador, pequenas tábuas e ferros de passar roupa, além de fantasias, máscaras, entre outros adereços e objetos compõe o espaço.

Alexandre Pereira de Matos, pai do aluno Inandê, participou da inauguração, achou interessante a ideia e afirmou estar curioso quanto condução da escola na utilização do local. “Eu acho que menino pode brincar com brinquedo de menina e menino brincar com brinquedo de menina. Quero ver se a escola tem este cuidado, onde um menino pode pegar um fogãozinho e aprender a preparar a sua comida, onde um menino pode pegar uma boneca e saber cuidar da sua irmãzinha. Que uma menina, quando crescer, tenha toda a possibilidade de dirigir um carro, uma moto e isto é o que a sociedade não faz”, disse Alexandre. “Todos tem que aprender a brincar com brinquedos ditos ‘masculinos’ e ditos ‘femininos’. Porque, a gente quando cresce, é isto o que a gente fez. A gente cuida dos nossos filhos, da nossa alimentação. Não separar e fazer onde cada um tenha a sua responsabilidade. A responsabilidade é mútua, tanto na criação com a família, na sociedade, no estado, no país”, completou o pai de Inandê.

A diretora Luciana Silva afirmou que todos os alunos atendidos pela escola utilizarão o espaço. “Pensamos ‘na brinquedoteca’ onde todos os alunos, do Jardim I ao 5º Ano, possam usar. Hoje a escola atende 780 jovens, sendo 150 alunos matriculadas na Educação Infantil. Os alunos dos 4º e 5º anos utilizaram o espaço com uma intensidade menor que as demais séries, mas todos terão acesso ao local”, destacou.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a importância do brincar na escola. “Brincar na escola é diferente: a criança aprende brincando e brinca aprendendo. Na escola não é uma brincadeira espontânea como acontece em casa, na rua, na praia. Na escola a brincadeira é algo organizado pedagogicamente. As crianças aprendem muitas coisa, aprendem a dividir, a abrir mão, a partilhar, a esperar a sua vez, a se relacionar com as outras crianças e isto é super importante”, declarou.

Já o vereador Cido parabenizou a equipe escolar pela iniciativa e destacou a importância da escola e da família na formação das crianças. “Aqui na escola a criança passa a ter uma relação interpessoal diferente, passa a conviver uma com a outra, a respeitar e entender o brinquedo como algo da coletividade”, disse. Creio que uma sociedade só se constrói e se muda de fato para melhor quando se investe na educação. Onde há participação da família, do poder público e de todos sempre as crianças saem vitoriosas e todos ganham”, finalizou.

Serviço:

EMEB Darcy Ribeiro
Rua Iside Betro Lupo Issa, 39 - Jardim São Judas Tadeu
(11) 4786-5017
emeb.darcyribeiro@taboaodaserra.sp.gov.br

Comentários