Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Embu terá multirão de papanicolau na próxima terça-feira, 30

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/10/2018

outubrorosa

Divulgação

Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (Cejam), a Secretaria Municipal de Saúde realiza Mutirão de Papanicolau na terça-feira, 30/10, das 8 às 16h, em todas as unidades básica de saúde. No mesmo dia, também poderá ser solicitado o exame de mamografia. A ação coroa o Outubro Rosa, campanha que ocorre nas unidades, levando à população atividades de bem-estar, beleza, saúde e cultura.

Mulheres que já iniciaram a sua vida sexual devem manter o papanicolau em dia. Por meio dele, é possível identificar várias doenças, como o câncer de colo de útero que, se tratado a tempo, tem mais chances de cura. O exame é simples e rápido. Grávidas também podem fazer, sem prejuízo para a sua saúde ou a do bebê.

Os procedimentos para o exame são: tomar banho de chuveiro normalmente, estar dois dias sem relação sexual (mesmo com camisinha), não ter usado creme vaginal nos últimos cinco dias, ficar dois dias sem fazer ducha vaginal, não estar menstruada (fazer preferencialmente uma semana após o término, pois a presença de sangue pode alterar o resultado). É importante levar RG, o cartão do SUS e o cartão do posto de referência.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.