Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/10/2018

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de ampliar o atendimento aos usuários dos equipamentos de saúde com problema de audição e lançou o projeto piloto “Sensibilização à Cultura Surda e aos Usuários de Libras”, oferecendo capacitação aos profissionais da área.

Desde então, a partir de setembro de 2018, cursos foram desenvolvidos e fonoaudiólogas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiros, advogadas, setores administrativos, recepção, agentes da Cultura, agentes comunitários da saúde e assistente social aderiram o projeto. “Percebemos na rotina dos serviços em saúde um déficit nesse atendimento. Seja nas UBS´s ou no serviço de atendimento especializado na maioria das vezes o diálogo entre os profissionais e o surdo era prejudicado e mal interpretado. Com essa capacitação tudo ficou mais fácil e atingimos uma excelência no acolhimento a essas pessoas”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram realizados cinco encontros com duração de três horas cada, para estudo e discussão, na teoria e na prática, sobre a cultura surda, o conhecimento das leis e a introdução de Libras (vocabulário básico e aspectos da estrutura de Libras). “O grupo mostrou interesse em buscar mais conhecimento e ser ativo na busca pelo respeito e melhor atendimento a essa minoria linguística. Vimos como pessoas ativas e responsáveis pelo processo da garantia de uma boa comunicação e respeito à comunidade surda”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Ana Lucia Comino Funari.

Regina Soga Kubota, Claudia Boer e Andressa Rondon são as fonoaudiólogas, da Rede de Saúde Mental, responsáveis pela formação e o conteúdo do projeto. “O aprendizado de uma segunda língua requer constante treino e aprofundamento. Consideramos de extrema importância a continuidade da inserção dos profissionais no processo linguístico e comunicativo do surdo usuário de Libras”, salientou Dra. Raquel Zaicaner.

Congresso de Saúde   

Em abril de 2018, na cidade de Rio Claro, este projeto, com o título “Sensibilização à Cultura Surda e aos Usuários de Libras - A Educação Permanente e o preparo dos profissionais de saúde para o atendimento ao Surdo”, foi apresentado no 32° COSEMS/SP – 2018 (Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) sendo selecionado entre os 40 melhores trabalhos do evento, com direito à participação no Congresso Nacional (CONASEMS) realizado em julho (na cidade de Belém-Pará) e publicação na revista científica de 2019.

 

Comentários