Governo mantém início do horário de verão em 4 de novembro

Por Outro autor | 16/10/2018

O Planalto volta atrás em decisão de adiar mudança nos relógios para 18 de novembro por causa do Enem, cuja primeira , prova será aplicada no dia 4, e o Ministério da Educação teme prejuízo aos estudantes que farão exame. O Governo Federal anunciou na segunda-feira, dia 15, que vai manter o início do horário de verão deste ano em 4 de novembro, voltando atrás em decisão anterior de adiar em duas semanas a mudança de horário por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa - que exige que os residentes de dez estados brasileiros e do Distrito Federal adiantem seus relógios em uma hora - normalmente começa em outubro, mas a data havia sido postergada para 4 de novembro para que não coincidisse com o segundo turno das eleições, no dia 28.

No início deste mês, o Palácio do Planalto anunciou que decidiu adiar o início do horário de verão mais uma vez, para 18 de novembro, seguindo um pedido do Ministério da Educação. O objetivo era não prejudicar os candidatos do Enem, que realizam no dia 4, em todo o país, a primeira das duas provas que compõem o exame. A segunda será aplicada em 11 de novembro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, chegou a comemorar o adiamento na ocasião. "Os candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas. Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes", escreveu ele em redes sociais.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por outro lado, havia criticado a decisão. Para o órgão, a mudança da data traria "sérias consequências" ao planejamento das operações aéreas e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando 3 milhões de passageiros.

A nova decisão do governo federal ocorre após um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e dos Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem dar mais detalhes da decisão.

Durante o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O programa é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O fim do horário de verão foi mantido no terceiro domingo de fevereiro, que em 2019 cai no dia 17

Comentários