Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Remoção de casas do Jd. Pelúcio em Itapecerica

Por Karen Santiago | 28/12/2010

casas

Defesa Civil de ItapecericaDuas casas serão demolidas no Jd. Pelúcio

Um termo de Ajuste de Conduta determinado no último dia 20 de dezembro pelo Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Doutor Gustavo Albano Dias da Silva, obriga a prefeitura de Itapecerica da Serra a remover dez lotes no Jardim Pelúcio, no Distrito Jacira no prazo de quinze dias, caso contrário uma multa de meio salário mínimo será aplicada a cada dia que o prazo não for cumprido.

Além do prazo, a Promotoria do Meio Ambiente determinou a prevenção e recuperação da área que conta com cerca de quinze residências, destas quinze, apenas duas serão demolidas, segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade. “A avaliação de um engenheiro do CREA que foi até o local nesta terça-feira, confirmou que duas casas precisam ser demolidas, pois a situação em que se encontram é de alto risco”, disse Maurício Rocha.

De acordo com Rocha, as famílias destes lotes receberão auxílio-aluguel e podem ficar abrigadas por 10 dias em um local determinado pela Prefeitura. “Ao todo 90% das famílias já foram retiradas do local, as únicas que ainda permanecem são das duas casas que serão demolidas. Se caso os dois laudos forem positivos as famílias serão autorizadas a retornar as residências, exceto as das casas demolidas”, explicou.

Maurício ressaltou que a prefeitura da cidade após esses 15 dias para a remoção das famílias, tem outros 120 para apresentar um projeto junto à Cetesb. Além destes dias, a prefeitura terá 30 dias para complementar e verificar o projeto inicial.

“Além do CREA, um engenheiro do Instituto Geológico (IG) também fará uma avaliação no local. Se for confirmado que essas duas casas precisam ser demolidas, o trabalho começa ainda nesta semana.

As duas casas não contam com a distância segura para o barranco, encontramos no local indicio de barranco que já despencou e constatamos que no barranco tem uma pedra enterrada, evidência conhecida como Matalão”, finalizou.

Protesto dos moradores

A decisão causou desespero aos cerca de 300 moradores que receberam uma notificação de remoção com demolição. Na manhã desta segunda-feira, 27, os moradores realizaram um protesto contra, segundo eles, a desapropriação de residências. De acordo com a PM, ônibus foram depredados e madeiras e pneus queimados foram utilizados para interditar a Rua Solimões.

Moradora do local onde as famílias serão removidas, a operadora de caixa Valdelucia Gouveia Ferreira, de 30 anos, afirmou que as famílias de cerca de dez lotes de residências que estariam em área de risco receberam na semana de Natal uma ordem para deixar o local.

“O prazo acabava hoje. Cada um procurou um cantinho com urgência para guardar suas coisas e estamos fazendo um protesto porque as casas não foram avaliadas pela Defesa Civil antes de determinar a nossa saída”, afirmou. Ainda de acordo com a moradora apenas nessa manhã os técnicos da Defesa Civil foram visitar as casas.

Além de visitar o local, tirar fotos e analisar a situação de cada casa na última segunda-feira, (27), a Defesa Civil, continuou o trabalho nesta terça-feira, 28, juntamente com o engenheiro do CREA.

Confira fotos do protesto cedidas pela Defesa Civil de Itapecerica:

casas_2

Pneus foram queimados e ônibus depredados, segundo a PM

casas_1


LUCIANA PAIXAO

SOU UMA DAS MORADORAS DAS CASAS DESOCUPADAS´,É FACIL FALAR QUANDO O PROBLEMA NAO É SEU, MAS NAO OCUPAMOS NADA IRREGULAR COMPRAMOS, PAGAMOS IMPOSTO SÓ QUEREMOS SER TRATADOS COM RESPEITO,QUE VENHAM DAR SATISFAÇAO.NAO QUEREMOS FAVOR TODOS TRABALHAM PARA TER DIREITO DE MORADIA DECENTE PARA NOSSOS FILHOS.

Denise Cristina da Silva Ximenes

A prefeitura deveria de fiscalizar tmb outas irregularidades como cade a remoção de lixo a coleta no jd santa Julia e muito incorreta parece que moramos no mato e somos bicho !!!! isso poderia melhora muito mais

Ana

Sou moradora do bairro ,e eu estava muito preocupada com os meus vizinhos ,poderia acontecer um acidente a qualquer momento,sei que o prefeito esta contruindo muitas casa para acomodar quem morra em area de risco ,mas essas casa vão demorar ainda um pouco pois enquanto isso é melhor essas familias morrarem em outro lugar mais seguro

Antonio

É muito triste, mas é necessario antes que venha morrer alguem.

Graça

Isto é complicado ,todos tem direito a moradia ,mas tambem construir em area de risco ? não pode , a prefeitura deveria de fiscalizar mais.E demolir tudo o que esta errado antes que morra alguem???????

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.