Prefeito Fernando Fernandes empossa membros de conselhos ligados à Assistência Social

Por Outro autor | 25/09/2018

O prefeito Fernando Fernandes empossou 24 novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 21 de setembro, em Reunião Extraordinária de Posse realizada no gabinete do prefeito. A solenidade foi acompanhada pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva.

O CMAS é um órgão de instância colegiada de caráter permanente e de composição paritária entre governo e sociedade civil, cuja Mesa Diretora se alterna entre ambos a cada dois anos. “Esta alternância e a participação popular são de suma importância, pois auxilia o poder público na construção e no fortalecimento das políticas públicas”, destacou o prefeito Fernando Fernandes.

Após a posse, membros titulares e suplentes elegeram a Mesa Diretora que estará à frente do CMAS durante o biênio 2018/2020. Filomena de Oliveira Pereira, da OSC Associação dos Deficientes de Taboão da Serra (ADT), foi eleita presidente. A vice-presidência ficou com Daniela Aparecida Marega, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Já André Mendes Arnoldi (OSC Solar dos Unidos Associação Comunitária) e Andrea Haddad (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia), foram eleitos 1º e 2º Secretários, respectivamente.

Maristela Oliveira, suplente de Filomena Pereira, ressaltou que a ADT trabalha com crianças deficientes há 31 anos em Taboão da Serra e que a entidade espera contribuir ainda mais. “O que a gente espera assumindo este conselho é que a gente possa estar deliberando verbas para todas as entidades e contribuir para que todos possam fazer o melhor aqui no município”, disse.

A secretária de Assistência Social destacou com o CMAS possuí diversas atribuições. “O CMAS é responsável por indicar as prioridades da política de Assistência Social do município, além de supervisionar e indicar onde serão aplicados os recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), dentre outras”, destacou Arlete Silva.

CMDCA

Outro conselho que empossou novos membros foi o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A Reunião Extraordinária de Posse ocorreu em 31 de agosto, também no gabinete do prefeito Fernando Fernandes. O CMDCA tem como finalidade assegurar, com absoluta prioridade, que crianças e adolescentes do município tenham a efetivação dos direitos à vida, à dignidade, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação, ao lazer, à proteção, ao trabalho, à cultura, à liberdade, ao respeito da sociedade e à convivência familiar e comunitária.

À ocasião, os 20 novos conselheiros elegeram a Mesa Diretora que, no biênio 2018/2020, terá um membro do governo municipal à frente da presidência.  Vanini Mandaj, da Secretaria de Saúde (SMS), foi eleita a nova presidente do CMDCA. Simone Vieira de Souza, do Centro de Integração Empresa Escola (CIE), foi eleita vice-presidente. Pedro Soares, da Secretaria de Assistência Social, foi eleito 1º Secretário e Maria de Fátima Peris da Rocha Porto, da Cáritas Diocesana de Campo Limpo (CDCL) – Centro Educacional Sal da Terra, ficou com 2ª Secretária.

Comentários