Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem sua 4º edição no Parque das Hortências

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 24/09/2018

matee

Gabriela Pereira O evento lotou o Parque das Hortências e proporcionou a criançada uma grande e divertida aula de matemática

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se transformou em uma divertida sala de aula ao ar livre com mais uma edição do projeto Matematicando, realizado no último sábado, dia 22. O evento, que reuniu as escolas municipais da cidade, já se tornou referência entre os munícipes e tem o objetivo de aproximar as crianças da tão temida matemática, mostrando que é possível sim aprender a matéria de uma forma divertida. Veja as fotos aqui.

Ao longo do parque, várias barracas coloridas foram montadas com jogos e brincadeiras educaticas relacionadas à matemática.  A criançada, atônica e impressionada, olhava por todos os lados e pulava de tenda em tenda para descobrir outra novidade e, claro, fazer uma nova amizade para brincar e aprender. “Eu gostei muito, foi divertido demais”, disse eufórico Guilherme Santos, aluno do 4º ano da EMEF Machado de Assis, assim que terminou um jogo. “Eu aprovo muito esse projeto e trago ele todos os anos. Aqui, as crianças aprendem brincando e se isso é uma dinâmica muito diferente e importante”, afirma Kátia Santos, mãe do estudante.

Segundo João Medeiros, secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, o Matematicando “é importante porque as escolas se organizam para demonstrar o que elas fazem no campo da criatividade nos jogos matemáticos, algo muito diferente daquele livro didático tradicional”. Ele ainda ressaltou que o projeto tem tido reflexos positivos na educação básica da cidade, pos "nas avaliações externas e internas, os alunos que tem um bom desempenho, são melhores ainda em matemática”. Outro ponto comemorado pelo secretário foi o fato de o município ter atingido nota de 6.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que era de 6.0.

O Matematicando este ano também contou com apresentações artísticas e culturais das escolas do município. A EMEF Heitor Villa Lobos, por exemplo, além de participar do projeto montando atividades diferenciadas, preparou uma apresentação de fanfarra, assim como a EMEF Ayrton Senna. Os visitantes ainda puderam assistir ao ballet das alunas da rede pública e, ainda, torcer para os pequenos na final do campeonato de tabuada e dos jogos do MindLab.

“Matemática é uma matéria que faz um diferencial muito grande na vida das pessoas, pois ela desenvolve o raciocínio, que é algo usado em muitas atividades”, afirmou o prefeito Fernandes Fernandes, que também esteve no evento cumprimentando pais, alunos e parabenizando os professores de Taboão.

Para ele, o projeto tem um papel crucial na vida dos alunos da cidade, pois incentiva as crianças a gostarem da matéria. “Eu não fui um bom aluno de matemática porque não em ensinaram a gostar”, relembra o prefeito. “Então, o Matematicando visa fazer com que a criança comece a gostar desta matéria porque isso vai fazer uma grande diferença na vida dela lá na frente”, finalizou.

“Esse é um dos melhores eventos promovidos pela prefeitura. Eu traria meu filho também, porque além de ser em um parque tem a oportunidade de você conhecer outras escolas. Esse evento eu aprovo, com certeza”, afirma o professor Caique César, da escola Machado de Assis. Já a educadora Regina Márcia, da Heitor Villa Lobos, acredita que “esse trabalho é riquíssimo, pois o jogo em si é um momento em que a criança tem a possibilidade de desenvolver a sua imaginação e ainda compartilhar o seu aprendizado”.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.