Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão da Serra

Por Outro autor | 20/09/2018

alunoslivro

Ricardo Vaz  Escola do Parque Pinheiros foi escolhida para abrigar o projeto piloto “Conhecendo Minha Cidade” 

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira, 12 de setembro, um exemplar do livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”. A entrega faz parte do projeto “Conhecendo Minha Cidade”, desenvolvido de forma piloto na escola pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

À ocasião, o secretário de Educação Prof. João Medeiros afirmou que registrar a história de Taboão da Serra iniciou há anos atrás e destacou a importância do projeto. “Taboão da Serra tem 59 anos, é uma cidade muito jovem. Cem anos em história não é nada. Eu como professor de história e a Maria Candida (autora do livro) resolvemos escrever a história da cidade enquanto não se perde a memória das pessoas. Perder estes documentos, esta memória, é perder a nossa cidadania, quem somos nós”, declarou.

O projeto Conhecendo Minha Cidade é desenvolvido com 492 alunos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion e tem como objetivo valorizar a história do município. Além de aprender sobre a história da cidade em sala de aula, o projeto leva os jovens para conhecer pontos importantes de Taboão da Serra e da região para observar as mudanças e permanências. A EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion foi escolhida para abrigar o projeto piloto devido à localização, uma vez que o Parque Pinheiros é o centro geográfico de Taboão da Serra.

O diretor da escola, Álvaro Vicente de Sousa Neto, firmou que a história é uma das melhores professoras. “A história é uma das nossas melhores professoras porque ela nos dá a oportunidade de ver os passos que a gente já deu, corrigir os erros e valorizar a nossa identidade que é o mais importante porque é a nossa história. E hoje a gente escreve mais um capítulo desta história, mais um momento da gente valorizar aquilo que já é nosso”, afirmou.

Durante a entrega, os alunos do período da manhã prestaram homenagens à Maria Alice Borges Ghion, patrona da escola. A aluna Juliane Torres Novais, 5º C, declamou um poema escrito por Gabriela Ghion, filha de Maria Alice. Outros alunos dos 5º ano cantaram a versão em funk que fizeram do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias. Já os alunos da tarde recitaram o Hino de Taboão da Serra.  A filha e o esposo de Maria Alice, Gabriela e Jair Ghion, foram convidados para participar da solenidade, porém não puderam comparecer. Também participaram da entrega pais e familiares de alunos e supervisora de ensino Paula Maruchi.

Profundas Raízes

O livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes” foi lançado em agosto de 2017 pela Secretaria de Educação e traz fotos e relatos históricos que representam a memória da cidade. Os depoimentos e materiais foram coletados pelos professores Silvia Maria de Souza, Marlene Maria das Neves Rodriguez Mesquita e Salvador Ribeiro Carvalho, e organizados pela pesquisadora e historiadora Maria Candida Delgado Reis. O resultado pode ser conferido em www.taboaohistoriaememoria.com.br

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

19/10/2018

PAT de Embu disponibiliza mais de 160 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Embu das Artes disponibilizou, na última...

19/10/2018

Estudantes são vítimas de arrastão a caminho da escola em Itapecerica

Moradores de Itapecerica da Serra relataram que estudantes da escola Lúcia Akemi Miya, no Jardim...

19/10/2018

Joice Silva acusa agressão de Anderson Nóbrega, que diz estar sendo perseguido

O irmão do vereador Eduardo Nóbrega, atual secretário de Esportes de Embu das Artes, Anderson...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.