Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

Por Outro autor | 14/09/2018

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o mês passou a ser marcado por ações que visem orientações e incentivo ao aleitamento materno.

Taboão da Serra, assim como outros 120 países, realizaram durante a campanha diversas atividades enfatizando sempre a importância da amamentação e seus benefícios. “Gestantes, mulheres amamentando e familiares receberam durante o Agosto Dourado orientações com rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência da Saúde da Mulher. Nossos profissionais de saúde passaram por treinamento especifico de como deve ser feito o manejo adequado durante o aleitamento”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.

O aleitamento materno é importante para proteger o bebê de infecções, diarréias, doenças respiratórias, reduz o risco de otite média aguda, diminui a chance de diabetes II, sobrepeso e obesidade a longo prazo, aumenta o QI, reduz a ocorrência de má oclusão e mordida aberta e é benéfico do ponto de vista nutricional. “São benefícios fundamentais para o crescimento do bebê originando assim uma saúde perfeita uma vez que as gestantes se conscientizem da importância do aleitamento materno”, reforçou Dra. Raquel.

Já para a mãe o aleitamento traz benefícios como o aumento do período de amenorréia, menor risco de hemorragia pós parto, perda de peso mais rápido, retorno do útero ao tamanho normal mais rápido, menor risco de desenvolver câncer de mama, útero e ovário e diminui o risco de diabetes.

Foram abordados pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, durante todo o mês de agosto, temas como Aleitamento e Saúde da Mulher e do Bebê, Composição do Leite, Manejo Clínico em Aleitamento Materno, Importância do Vínculo, Teste da Linguinha, Aleitamento Materno no Desenvolvimento da Musculatura Oral, Fala e Dentição.

Ações com as gestantes

As treze Unidades Básicas de Saúde de Taboão e o Centro de Referencia da Saúde da Mulher, através de uma equipe multidisciplinar, durante o pré-natal e no pós parto procuram fortalecer a pratica da amamentação. Existe ainda o Programa de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno na Maternidade do Pronto Socorro da Antena onde são feitas avaliações do freio lingual, orientações de como se deve amamentar de forma eficaz o recém nascido sem interferência de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras.

Comentários