Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Buscando melhorias para alunos e região, unidade da Faculdade Anhanguera em Taboão tem nova gestão na CPA

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 10/09/2018

cpa

Sandra Pereira

A Faculdade Anhanguera em Taboão da Serra reformulou recentemente a Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão instituído pelo Sistema Nacional de Avalição da Educação Superior (Sinaes), que é responsável por auto avaliar o desempenho da instituição em diversas áreas. A mudança aconteceu para aprimorar ainda mais qualidade do ensino e dos serviços prestados pela Anhanguera.

A comissão possui representantes de todos os setores da faculdade e um da sociedade civil que realizarão reuniões semestrais para discutir quais melhorias realizar e como viabilizá-las. Os planos de ação são elaborados pela CPA a partir dos resultados das avaliações internas e externas, ou seja, é fruto de análises de documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de realização de entrevistas, das respostas do questionário de Avaliação Institucional, o AVALIAR, e das sugestões recebias por meio da ouvidoria.

De acordo com Francisco Nelson, coordenador do CPA, o órgão é o “olho do Mec”, pois é o responsável por intermediar a relação da instituição com o Ministério da Educação. Ainda segundo ele, o desafio dessa nova gestão, que irá atuar até dois anos, “é sensibilizar os alunos para que eles possam responder o questionário online e identificar as fragilidades da instituição, o que está errado e o que pode melhorar”.

Os discentes ainda poderão contar com o representante dos alunos David Expósito, que em entrevista à reportagem disse que deseja “de fato representar os alunos, assim como ajudar todo o corpo da CPA a desenvolver planejamentos para que todas as ações sejam mais efetivas”.

A faculdade, que está em Taboão desde 2000, também tem um papel social fundamental na região e por isso busca entender de que forma pode contribuir com o cotidiano do taboanense. “Eu espero ouvir sociedade e entender da população qual a expectativa que ela tem da faculdade”, afirma José Aparecido, representante da sociedade civil, que também enfatizou pretender atuar para que a educação faça parte cada vez mais da realidade de todas as classes sociais.

Além de ter a proposta de melhorar diversos aspectos da Anhanguera, para professor Claudinei José, representante do corpo docente, o CPA também visa “entregar um ensino de qualidade para os alunos, com foco na empregabilidade”. Já para Aline Ferreira, representante técnico-administrativo, “com a nova gestão, a intenção de todo o grupo é criar um vínculo, um relacionamento maior não só com a população, mas também com os alunos e mostrar o real papel da CPA dentro da unidade”.

Agora, nos próximos meses, já há previsão de algumas medidas que acontecerão a partir de sugestões tanto de alunos, quanto de professores, sendo algumas delas a reforma de todos os banheiros do bloco A e B da unidade, a instalação de equipamentos para recarga de Bilhete Único e, ainda, a reforma do setor comercial.

 

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

19/10/2018

PAT de Embu disponibiliza mais de 160 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Embu das Artes disponibilizou, na última...

19/10/2018

Estudantes são vítimas de arrastão a caminho da escola em Itapecerica

Moradores de Itapecerica da Serra relataram que estudantes da escola Lúcia Akemi Miya, no Jardim...

19/10/2018

Joice Silva acusa agressão de Anderson Nóbrega, que diz estar sendo perseguido

O irmão do vereador Eduardo Nóbrega, atual secretário de Esportes de Embu das Artes, Anderson...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.