Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Buscando melhorias para alunos e região, unidade da Faculdade Anhanguera em Taboão tem nova gestão na CPA

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 10/09/2018

cpa

Sandra Pereira

A Faculdade Anhanguera em Taboão da Serra reformulou recentemente a Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão instituído pelo Sistema Nacional de Avalição da Educação Superior (Sinaes), que é responsável por auto avaliar o desempenho da instituição em diversas áreas. A mudança aconteceu para aprimorar ainda mais qualidade do ensino e dos serviços prestados pela Anhanguera.

A comissão possui representantes de todos os setores da faculdade e um da sociedade civil que realizarão reuniões semestrais para discutir quais melhorias realizar e como viabilizá-las. Os planos de ação são elaborados pela CPA a partir dos resultados das avaliações internas e externas, ou seja, é fruto de análises de documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de realização de entrevistas, das respostas do questionário de Avaliação Institucional, o AVALIAR, e das sugestões recebias por meio da ouvidoria.

De acordo com Francisco Nelson, coordenador do CPA, o órgão é o “olho do Mec”, pois é o responsável por intermediar a relação da instituição com o Ministério da Educação. Ainda segundo ele, o desafio dessa nova gestão, que irá atuar até dois anos, “é sensibilizar os alunos para que eles possam responder o questionário online e identificar as fragilidades da instituição, o que está errado e o que pode melhorar”.

Os discentes ainda poderão contar com o representante dos alunos David Expósito, que em entrevista à reportagem disse que deseja “de fato representar os alunos, assim como ajudar todo o corpo da CPA a desenvolver planejamentos para que todas as ações sejam mais efetivas”.

A faculdade, que está em Taboão desde 2000, também tem um papel social fundamental na região e por isso busca entender de que forma pode contribuir com o cotidiano do taboanense. “Eu espero ouvir sociedade e entender da população qual a expectativa que ela tem da faculdade”, afirma José Aparecido, representante da sociedade civil, que também enfatizou pretender atuar para que a educação faça parte cada vez mais da realidade de todas as classes sociais.

Além de ter a proposta de melhorar diversos aspectos da Anhanguera, para professor Claudinei José, representante do corpo docente, o CPA também visa “entregar um ensino de qualidade para os alunos, com foco na empregabilidade”. Já para Aline Ferreira, representante técnico-administrativo, “com a nova gestão, a intenção de todo o grupo é criar um vínculo, um relacionamento maior não só com a população, mas também com os alunos e mostrar o real papel da CPA dentro da unidade”.

Agora, nos próximos meses, já há previsão de algumas medidas que acontecerão a partir de sugestões tanto de alunos, quanto de professores, sendo algumas delas a reforma de todos os banheiros do bloco A e B da unidade, a instalação de equipamentos para recarga de Bilhete Único e, ainda, a reforma do setor comercial.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.