Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Desfile Cívico de 7 de setembro encantou público arena Multiuso, em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 8/09/2018

desfilegeral

Sandra Pereira As 47 escolas municipais desfilaram na arena multiuso com o tema “A evolução da Ciência e da Tecnologia”

O desfile cívico de 7 de setembro literalmente encantou o público que lotou a arena Multiuso, em Taboão da Serra, para acompanhar as comemorações do aniversário de Independência do Brasil. Os alunos da rede pública municipal deram um show de participação no evento, que também contou com a presença da GCM, secretaria de Cultura, desbravadores, terceira idade e motocicletas. No palco da arena, os alunos e profissionais da educação de 47 escolas municipais apresentaram o tema “A evolução da Ciência e da Tecnologia” proporcionando aos presentes uma verdadeira viagem ao tempo de cada descoberta que marcou história e mudou o mundo.

A cada nova escola que cruzava a avenida na arena o público presente se maravilhava com a criatividade, a beleza das fantasias, o entrosamento dos alunos e a evidente organização dos profissionais envolvidos.

Os pequeninhos das escolas de educação infantil (EMIs) arrancavam aplausos e sorrisos do público quando apresentaram na avenida as descobertas, invenções e marcos que literalmente revolucionaram a humanidade, como a invenção e evolução do papel, da penicilina, da prensa de Gutemberg, da fotografia, raios X, entre outros. Os alunos maiores, da educação fundamental, das chamadas (EMEFs) abordaram invenções e descobertas que revolucionara as áreas da habitação, comunicação até a corrida espacial.

Eles trouxeram até a arena a evolução das redes sociais desde o Orkut até a era Face/Instragram, sem deixar de mostrar que tudo isso junto revolucionou a comunicação global e eliminou fronteiras. Um globo gigante erguido pelos alunos em movimento constante fazia refletir que tudo isso junto mudou a vida da humanidade e provoca movimentos constantes.
Também marcaram presença no desfile dos alunos a conquista do espaço com a representação do 14 Bis, aviação moderna, telescópio, foguetes e astronautas.

“O desfile mostrou o começo, a evolução e retratou o presente em temas essenciais como aviação, comunicação global e vários subtemas dentro do tema macro que é a evolução da Ciência e da Tecnologia. Tivemos um desfile lindo, com a participação intensa dos pais, do público, a dedicação dos nossos servidores e a integração plena dos nossos alunos. A educação tem que trabalhar nesse contexto, sair da sala de aula e ir pra rua. A nossa proposta é essa, uma aula pública daquilo que as crianças aprenderam”, resumiu o secretário de Educação João Medeiros.

Além de salientar a beleza incontestável do desfile o prefeito Fernando Fernandes celebrou o fato da educação da rede municipal de Taboão se destacar com frequência entre as melhores da região. Ao lado do secretário João Medeiros ele lembrou que na última semana, a educação básica (do 1º ao 5º ano) do município alcançou nota 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, ultrapassando a meta estipulada que era de 6 pontos e a nota projetada para 2021, que é de 6.5 pontos. O prefeito ainda destacou que a cidade só não obteve 7 porque uma das escolas teve baixa adesão de alunos na prova que define o índice.

Marcaram presença no desfile de 7 de setembro a presidente da Câmara, Joice Silva e os vereadores Cido da Yafarma, Johnantan Noventa, Dr. Ronaldo Onishi, Rita de Cássia, Priscila Sampaio e professor Moreira, além de vários secretários municipais.

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

22/10/2018

Taboão inicia debate dos desafios da pessoa com deficiência na sociedade

Mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de...

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Associação Músicos do Futuro promove workshop de música judaica

A Associação Músicos do Futuro promoverá em sua sede, no dia 27 de outubro, às 10h30, um...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.