Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Qualidade no ensino de Taboão sobe e atinge 6.8 pontos no IDEB 2017

Por Outro autor | 4/09/2018

educacaosobe

EMEF Dalva Barbosa Lima Janson foi um dos destaques do IDEB Ricardo Vaz

Estudar em uma escola gratuita e com educação de excelência cujo nível de qualidade não para de crescer já é realidade para os 31 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra. A comprovação de que a prefeitura oferece um dos melhores ensinos da região saiu nesta segunda-feira, 3 de setembro.

Segundo o Ministério da Educação, Taboão da Serra obteve 6.8 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2017, ultrapassando assim tanto a meta projetada para este ano, que era 6.0 pontos, quando a projeção esperada para 2021, que era de 6.5 pontos. Com a nota, mais uma vez, Taboão da Serra ficou à frente de Barueri (6.5 pontos), Itapecerica da Serra (6.3 pontos), Embu das Artes (6.2 pontos) e até mesmo São Paulo (6.0 pontos).  A nota nacional foi de 5.8 pontos e a do estado de São Paulo foi de 6.5 pontos.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Prof. João Medeiros justificou a nota obtida no índice destacando os investimentos feitos pela prefeitura. “Há seis anos estamos investindo pesado na educação das nossas crianças. Contratamos mais professores, implantamos em nossas escolas diversos projetos e ações, como o Matematicando, o Mind Lab (Mente Inovadora), a Khan Academy, além da distribuição dos kits Jovens Leitores. Todas estas ações contribuíram para um aprendizado eficaz que elevou a qualidade no ensino. Esta nota é a certeza que continuamos no caminho certo”, afirmou o secretário de Educação, Prof. João Medeiros. 

Já o prefeito Fernando Fernandes destacou o compromisso da prefeitura com a educação e elogiou alunos e servidores. “Uma cidade sem educação é uma cidade sem futuro. Quando fui eleito assumi o compromisso de garantir uma educação de qualidade para os nossos alunos e o resultado do IDEB 2017 comprova o nosso empenho. Os meus parabéns a todos alunos, professores e profissionais que fazem a educação municipal de Taboão da Serra uma das melhores da região”, finalizou.

Destaques

De acordo com a o IDEB 2017, as melhores escolas publicas de Taboão da Serra são, em primeiro lugar, a EMEFEM Rui Barbosa (7.6 pontos) e em segundo a EMEF Prof. Oscar Ramos Arantes (7.5 pontos). Já o terceiro lugar ficou com as EMEFs Dalva Barbosa Lima Janson, Dr. Anísio Dias dos Reis, Cecília Meireles e Profª. Maria Alice Borges Ghion, todas com 7.3 pontos cada.

O grande destaque é a EMEF Dalva Barbosa Lima Janson. A escola do Jardim Salete que atende 840 alunos cresceu 1.1 pontos em comparação ao IDEB 2015, cuja nota foi 6.2 pontos, o que representa um salto de 18%. Na escola os alunos utilizam a plataforma digital Khan Academy, que oferece vídeos e desafios matemáticos on-line, e o programa Mind Lab (Mente Inovadora), que utiliza jogos de tabuleiro para o auxílio da tomada de decisões.

A diretora Priscilla Jensen Doimo atribui o expressivo crescimento da escola no índice ao comprometimento e ao trabalho sistematizado que buscou atingir as habilidades necessárias para o desenvolvimento de cada aluno. “A gestão escolar, juntamente com a equipe docente, mapeava e replanejava semanalmente as dificuldades de cada turma. Em conjunto, elaborávamos sequências didáticas para sanar as dificuldades. Conforme iam sendo aprendidas, conseguíamos fazer com que o aluno enxergasse o quanto ele é capaz, potencializando o seu rendimento”, explica a diretora EMEF Dalva Barbosa Lima Janson.

Com relação ao resultado de IDEB 2017, ela afirma que a equipe escolar ficou surpresa com o resultado. “Sabíamos que a escola teria um bom desempenho, mas ficamos surpresos com o tamanho do resultado. Hoje entendemos que não tinha como dar errado, afinal, o trabalho foi feito com comprometimento e dedicação, acreditando no potencial de cada um.”, comemora a diretora Priscilla Doimo.

IDEB

O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Quanto maior a nota dos alunos no teste, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e melhor será a classificação da escola no índice.

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

19/10/2018

PAT de Embu disponibiliza mais de 160 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Embu das Artes disponibilizou, na última...

19/10/2018

Estudantes são vítimas de arrastão a caminho da escola em Itapecerica

Moradores de Itapecerica da Serra relataram que estudantes da escola Lúcia Akemi Miya, no Jardim...

19/10/2018

Joice Silva acusa agressão de Anderson Nóbrega, que diz estar sendo perseguido

O irmão do vereador Eduardo Nóbrega, atual secretário de Esportes de Embu das Artes, Anderson...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.