Governo de SP prorroga vacinação contra paralisia infantil e sarampo

Por Outro autor | 4/09/2018

O governo de São Paulo prorrogou até o dia 14 de setembro a vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil (poliomielite).

Segundo a secretaria estadual de Saúde, o objetivo é atingir a meta de vacinar 95% do público infantil, com idade entre 1 ano e menores de cinco anos.

Em São Paulo, há 2,2 milhões de crianças nessa faixa-etária. Mais de 1,8 milhão delas já foi imunizada contra ambas as doenças durante a campanha.

A pasta convoca os pais e responsáveis para levarem as crianças aos postos até a próxima semana. As doses de vacinas contra ambas as doenças seguem disponíveis nos postos.

De acordo com o governo, a estratégia prorrogação segue a recomendação do Ministério da Saúde. Cada município pode organizar suas estratégias conforme as necessidades locais, incluindo os que eventualmente já tenham atingido a meta.

O estado já aplicou mais de 3,7 milhões de doses de vacinas contra ambas as doenças, garantindo a imunização de 1.862.819 crianças contra pólio e 1.843.885 contra sarampo, conforme aponta o balanço feito pela pasta, com base nos dados informados pelos municípios.

Para atingir o total do público-alvo, ainda é preciso aplicar cerca de 340 mil doses da vacina contra paralisia infantil e de 360 mil contra sarampo.

A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

A Secretaria também orientou as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos.

Além deste produto, os municípios também estão recebendo a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.

Comentários