Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Taboão retiram apoio à Analice Fernandes para apoiar candidatura de Hugo Prado

Por Sandra Pereira | 30/08/2018

vere

Sandra Pereira


Os vereadores do PSDB de Taboão da Serra Eduardo Nobrega, Carlinhos do Leme, André Egydio, Érica Franquini e Alex Bodinho (PPS) anunciaram em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 29, retirada do apoio à reeleição da deputada estadual Analice Fernandes, esposa do prefeito Fernando Fernandes. Os vereadores deixaram em bloco a campanha de Analice para apoiar a candidatura a deputado estadual de Hugo Prado, atual presidente da Câmara de Embu. Após o anúncio o grupo confirmou que vai eleger os próximos presidentes da Câmara e prefeito de Taboão da Serra, numa articulação com a participação direta do prefeito de Embu, Ney Santos. O racha dentro do PSDB de Taboão, partido com maior bancada na cidade, muda o cenário político na cidade e pode ter sofrer reflexos regionais.

Os cinco vereadores disseram que vão compor o Bloco Independente Harmônico (BIH). Segundo os vereadores, a ideia inicial não seria fazer oposição ao prefeito, apenas deixar de apoiar a candidatura da esposa dele, sem prejuízos à governabilidade e a perda dos espaços políticos. O grupo garantiu que o apoio a Hugo Prado não foi condicionado a nenhum tipo de negociação financeira ou de espaço.

Para retornar à base os cinco vereadores disseram que o prefeito Fernando Fernandes teria que aceitar três condições essenciais. A primeira seria pedir desculpas ao vereador Alex Bodinho, com quem o prefeito manteve uma acalorada discussão. A segunda, seria pedir desculpas a Eduardo Nóbrega por suposta discriminação pessoal e a última, porém mais decisiva: permitir que eles apoiem a candidatura a estadual de Hugo Prado.
Os vereadores relataram que os problemas no ninho tucano começaram em 2016 na eleição para presidente da Câmara. Os vereadores acusam o prefeito de lançar a candidatura a presidente de Carlinhos do Leme, mas de tê-lo abandonado após uma articulação feita pela deputada Analice Fernandes e o deputado Campos Machado, para assegurar a vitória da atual presidente Joice Silva.
“O que houve naquela eleição para presidência foi um trabalho sistemático para eleger o PTB”, assinalou Eduardo Nobrega, que ainda chegou a dizer que o mesmo aconteceu na sucessão municipal em 2004.
O vereador tucano, aliado histórico da família Fernandes, reclamou que em 6 anos de governo não houve nenhum presidente do PSDB na Câmara. Disse que na próxima disputa, o prefeito já tinha demonstrado preferência por outro nome que não faz parte do PSDB. Ele ainda reclamou que numa reunião recente a deputada Analice teria dito que o futuro prefeito da cidade estaria numa reunião onde só tinha três vereadores, apenas Rita de Cássia é do PSDB, mas não é candidata a prefeita.

“Esse grupo quer defender o PSDB. O nosso partido está sendo enfraquecido. Por isso nos unimos e vamos eleger o presidente da Câmara e o próximo prefeito”, completou Eduardo Nóbrega.

A vereadora Érica Franquini contou que há meses os vereadores do grupo estão sendo desrespeitados pelo governo. Citou que as solicitações não estão sendo atendidas.
“Só atendem a gente quando nós pressionamos na tribuna. A verdade é que não nos sentimos mais base do governo”, revelou.

Alex Bodinho, cuja discussão mais acalorada com o prefeito teria sido pivô do impasse na base tucana reclamou da falta de autonomia do grupo para escolher os candidatos a deputado federal. Ele foi o primeiro a fechar apoio a Hugo Prado.

Fato mais curioso da coletiva é que apesar de demonstrar total descontentamento com a atual gestão, os vereadores disseram que não farão oposição a Analice à reeleição.
“Aqui ninguém é ingrato, aqui ninguém disse que ela foi uma péssima deputada, pelo contrário, ela foi uma ótima. Agora, é uma questão de escolha e nós fizemos a opção de a região trazer um novo deputado juntamente com ela”, afirmou André Egydio.
Hugo Prado recebeu com sorriso aberto os vereadores que deixaram o ninho tucano. Ele parabenizou a coragem e atitude do grupo. Enfatizou que firmou com os vereadores um compromisso de pensar verdadeiramente o o desenvolvimento da região. Disse que não dá mais para falar em metrô se não há nenhuma previsão pelo governo do estado

19/10/2018

Joice Silva acusa agressão de Anderson Nóbrega, que diz estar sendo perseguido

O irmão do vereador Eduardo Nóbrega, atual secretário de Esportes de Embu das Artes, Anderson...

17/10/2018

Após protesto, Prefeitura de Embu diz que pagará bolsa-aluguel atrasado

Cerca de 200 manifestantes do moviemento MTST de Embu das Artes realizaram na manhã de...

17/10/2018

Dr. Robson Neves assume Secretaria de Planejamento em Taboão da Serra

O advogado e professor universitário, Dr. Robson Neves, é o mais novo secretário de Planejamento...

16/10/2018

Eduardo Nóbrega é cobrado por vereadores após episódios de agressão em Taboão

O desdobramento das ações protagonizadas pelo vereador Eduardo Nóbrega mancharam a sessão desta...

15/10/2018

André Ribas vai ser Secretário Adjunto de Cultura em Taboão da Serra

O professor André Ribas vai assumir a Secretaria Adjunta da Cultura em Taboão da Serra, onde...

11/10/2018

Aprígio comemora vitória e diz que trará melhorias para Taboão

O recém-eleito deputado estadual, José Aprígio, do Podemos, disse em entrevista coletiva nesta...

10/10/2018

Após derrota de aliados, Ney retorna à Prefeitura depois de pedir afastamento

O prefeito da cidade de Embu das Artes, Ney Santos, que estava afastado do cargo há mais de 30...

08/10/2018

Vereador Cido realiza Semana de Combate a Pedofilia em Taboão da Serra

A Semana de Combate a Pedofilia foi realizada pelo terceiro ano consecutivo vez em Taboão da...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.