Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Sábado, 18, é dia “D” da vacina contra a Poliomielite e Sarampo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 18/08/2018

vacina900

Ricardo VazDia “D” da vacina contra a Paralisia Infantil e Sarampo acontece neste sábado, 18, e crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade devem ser vacinadas nas UBS´s de Taboão da Serra

A Campanha de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo termina dia 31 de agosto. E, para alcançar a cobertura vacinal desejada dois dias “D” foram incluídos no calendário de 2018, sendo dias (04) e agora no próximo sábado (18).

O publico alvo da campanha são crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade que devem ser vacinadas contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taboão da Serra.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% do público alvo da campanha até o final de agosto.

Segundo a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, até o momento foram aplicadas 6563 doses contra a Paralisia Infantil e 6579 vacinas de Sarampo o que respectivamente corresponde a aproximadamente 44% da meta estabelecida. “Estamos em campanha todos os dias da semana nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município. O dia “D” é um reforço para que pais e responsáveis que não conseguem ir durante a semana levem seus filhos para tomar a vacina”, ressaltou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Dra. Raquel lembrou ainda que, “a pólio é uma doença sem tratamento e causa paralisia permanente e o sarampo é extremamente contagioso que só pode ser prevenido pela vacina”.

A vacina oral contra a Poliomielite (VOP) induz boa imunidade e humoral com eficácia de 90% a 95% após a administração das três doses. A dose é contra indicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que estão em tratamento com corticoides em doses elevadas ou submetidas a outras terapias imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia) ou crianças com reação anafilática em dose anterior.

É importante ressaltar que a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra e aos sábados durante a campanha. Os profissionais de saúde alertam os pais para comparecerem a UBS com a carteira de vacinação da criança.

A doença

A Poliomielite é causada pelo poleiros, que ataca as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal, causando paralisia permanente em um a cada 200 casos. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, em alguns casos, paralisia. A melhor maneira de prevenir é a vacina.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.