Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Reunião do Consulti discute Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios

Por Assessoria de Comunicação | 13/08/2018

consult

Divulgação Na reunião foram discutidos a importância de ajustar os Planos Diretores dos municípios na elaboração do diagnóstico sobre uso e

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, presidiu mais uma reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (CONSULTI). O evento foi realizado no último dia 9 de agosto, na Galeria dos Presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Embu das Artes (ACISE).
 
Na reunião foram discutidos os seguintes temas: a importância de ajustar os Planos Diretores dos municípios na elaboração do diagnóstico sobre uso e ocupação do solo; formatação de uma carta técnica de aproveitamento dos recursos minerais; programa de apoio tecnológico aos municípios e instalação da Câmara Temática de Habitação.
 
Por conta da assinatura do convênio com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que vai dar todo suporte aos municípios na área de tecnologia de mineração, houve o reconhecimento do empenho e atuação do prefeito Jorge Costa na condução dos trabalhos do Consulti. Coube à Brígida Sacramento, subsecretária de Assunto Metropolitano do Governo do Estado de SP, agradecer e ressaltar as ações do prefeito de Itapecerica da Serra em prol dos avanços aos municípios. “Aproveitamos para agradecer também aos colaboradores que atuam nas Câmaras Temáticas”, finalizou Brígida.
 
O presidente do Consulti, Jorge Costa, disse ser uma honra fazer parte do grupo. Também agradeceu as pessoas pela presença na reunião de trabalho e destacou: “É muito importante a participação de vocês. Sem a colaboração da Sociedade Civil, os trabalhos não avançam. Efetivamente, o nosso trabalho vai marcar a construção de um futuro melhor para nossa região”, concluiu o prefeito.
 
Durante a reunião, o coordenador da Câmara Temática de Mineração, José Batista Rodrigues, apresentou o geólogo do IPT Marcis Cabral Jr, que fez um detalhamento do plano de gestão, elaboração dos mapas de uso e ocupação do solo e dos recursos minerais dos municípios como: fonte de água mineral, granito, areia, argila, mármore. Marcis salientou ainda a importância de cada município possuir o seu ordenamento territorial geomineiro. “A cidade devidamente mapeada terá melhor aproveitamento sustentável e proteção ambiental”, informou.
 
Além da presença do prefeito Jorge Costa, de Brígida Sacramento e dos membros das Câmaras Temáticas, a reunião de trabalho do Consulti contou ainda com a participação de diversos representantes da sociedade civil; e técnicos das prefeituras dos oito municípios que compõem o Conselho Consultivo da Região Sudoeste.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.