Áudio que denuncia bactéria mortal no PS do Antena é fake news, boato se espalhou pelo WhatsApp em Taboão
06/08/2018
Um áudio divulgado nesta segunda-feira,6, por meio do WhatsApp deixou muita gente com medo em Taboão da Serra. Na gravação, uma mulher alerta a uma amiga, que uma funcionária da limpeza do Antena contou que um rapaz morreu no Pronto-socorro, vítima de uma infecção grave provocada por uma bactéria que contaminou outros pacientes. A informação foi negada pela secretaria municipal de Saúde, Dra Raquel Zacainner.
“Além de ser totalmente falso é muita irresponsabilidade gravar e espalhar uma mentira como essas”, afirmou a secretária.
Após esclarecer que o conteúdo da gravação é mentiroso, ela alertou que a prática constitui crime contra a saúde pública.
“Isso sem contar que é um crime contra a saúde pública”, salientou Raquel Zacainner.
A gravação mentirosa se espalhou pelo WhatsApp e acabou viralizando. A reportagem do Jornal na Net recebeu dezenas de mensagens de leitores assustados com o áudio durante todo o dia. Depois de confirmar que se tratava de uma Fake News informamos aos leitores decidimos escrever a respeito para dirimir qualquer dúvida sobre o assunto.
Alguns leitores que entraram em contato com o Jornal na Netchegaram a dizer que se tratava de uma doença nova e fatal. Houve até quem afirmasse que as autoridades de saúde estariam mentindo para evitar pânico entre a população.
Ninguém sabe quem gravou o áudio acusado de espalhar pânico. A mulher cuja voz aparece na gravação diz ainda que está grávida e fala pausadamente como quem conta uma história verdadeira. O esforço dela ajudou a garantir que o áudio de conteúdo mentiroso viralizasse.