Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Tribunal de Contas encontra irregularidades no armazenamento de medicamentos em Itapecerica da Serra

Por Luciana Santos | 19/07/2018

jacira

Reprodução/TvGlobo No pronto-socorro do Jardim Jacira, a sala e medicamentos não possui alvará da vigilância sanitária 

Foi divulgado nesta quarta-feira 18, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) um relatório onde aponta uma série de irregularidades encontradas no armazenamento de remédios em unidades de saúde do Estado. Na região sudoeste da Grande SP e em Itapecerica da Serra. A ação foi realizada no dia 28 de junho e só ontem teve o resultado divulgado.

O objetivo da fiscalização foi verificar as condições de armazenamento, controle, manuseio e distribuição de medicamentos em unidade públicas de saúde. Também foram encontrados medicamentos armazenados em armários quebrados e sem fechaduras.

O tribunal identificou também a falta de controle na distribuição gratuita para pacientes e a falta de controle em relação aos estoques das unidades. Foi identificado também que em muitas unidades Básicas não existem dados sobre estoque de segurança, ou quantidade necessária de medicamentos.

Na cidade de Itapecerica da Serra a fiscalização encontrou medicamentos de alto custo guardados em armários quebrados e sem fechaduras.  No pronto-socorro do Jardim Jacira, a sala e medicamentos não possui  alvará da vigilância sanitária e o prédio  não tem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Em nota a Prefeitura de Itapecerica da Serra informou que os medicamentos de alto custo ficam armazenados em salas trancadas e organizados por prateleiras para facilitar no momento da contagem de estoque e controle de validade.

Quanto ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), A Prefeitura informou que por ser uma área acima de 750 metros exige projeto técnico e que o mesmo já está em fase de licitação.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.