Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Dr. André da Sorriso lança Campanha Junho Vermelho

Por Assessoria de Imprensa | 7/06/2018

vermelho

Ricardo Vaz/PMTS O voluntário Reinaldo Gomes emocionou o público com sua história de vida e de solidariedade.

Na noite de segunda-feira, 25, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra a abertura oficial da Campanha Junho Vermelho, organizada pelo vereador André Luis Egydio (PSDB), com o objetivo de incentivar à doação de sangue. Entre as autoridades presentes, participaram o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), a secretária de saúde Raquel Zaicaner, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva (PTB), o vereador Ronaldo Onishi (SD), a vereadora Rita da Saúde (PSDB) e a pré-candidata a deputada Federal Ely Santos.  

Na abertura da solenidade, o vereador Dr. André da Sorriso, autor do projeto de lei que cria a campanha Junho Vermelho em Taboão da Serra, ressaltou  que este muito além de um projeto pessoal, é um projeto de vida, de incentivo a salvar vidas. “A campanha Junho Vermelho é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos por conta da greve dos caminhoneiros. Agora em Taboão da Serra, através do projeto de Lei 064/2017, que em breve será sancionada pelo nosso prefeito Fernando Fernandes, teremos esta ação anual para incentivar a doação de sangue”, disse.

“Uma gota por uma vida”

Reinaldo Gomes, voluntário na Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo e também no Hospital Itaci (Instituto de Tratamento de Câncer Infantil vinculado ao Hospital das Clínicas, e na Associação de Medula Óssea (AMEO), há nove anos realiza palestras sobre a importância da doação de sangue e também sobre os mitos e como é fácil ser um doador de medula óssea, conseguiu emocionar todo o público presente e autoridades, com o tema “Uma gota por uma vida”  

Contando sua história de vida, Reinaldo relatou os difíceis momentos que passou com seu filho Guto, de apenas 17 anos, que teve leucemia e faleceu. Mesmo com a grande perda, o voluntário faz questão de espalhar por onde passa mensagens de superação e amor ao próximo. “Quando você faz o bem, o bem volta para você. As lágrimas que derramo aqui hoje não são de tristeza e sim de saudade. Saio daqui com a minha missão cumprida de que consegui algum resultado. Este não foi um convite, foi uma oportunidade de plantar o bem. Não temos o direito de sair de porto de uma pessoa sem deixar ela no mínimo feliz”, disse Reinaldo.

O palestrante também explicou os mitos sobre a doação de medula óssea, como por exemplo que é tirado um líquido da espinha. “Esses mitos acabam fazendo as pessoas ficarem com medo de fazer a doação, mas os processos são bem simples.

Ao final da palestra, todos os presentes aplaudiram de pé Reinaldo. O vereador Dr. André da Sorriso, muito emocionado, disse que a mensagem deixou todos pequenos.  

A Dra. Raquel Zaicaner parabenizou o vereador pela iniciativa. “Dar nome e cor aos meses tem o objetivo de aumentar a conscientização. Vamos usar essa mensagem que recebemos hoje para nos transformar em doadores, se não de sangue, de amor, de solidariedade”.

O prefeito Fernando Fernandes, também emocionado com a palestra, disse que Reinaldo era uma pessoa especial e citou um poema de Chico Buarque. “Saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu. Você soube fazer disso uma inspiração para a vida e mensagem que nos deixa é que não vamos esperar perder um filho ou um ente querido”, finalizou.

Os vereadores Joice Silva, Ronaldo Onishi e Rita da Saúde também elogiaram a ação do vereador e o palestrante.

Próximas Ações Junho Vermelho

Na próxima quinta-feira, 14 de junho, o vereador Dr. André da Sorriso realizará duas blitz´s da Campanha Junho Vermelho, no período da manhã no centro de Taboão da Serra, na praça Nicola Vivilecchio e a tarde em frente ao Poupa Tempo no Pirajuçara.

Para encerrar a campanha, na segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h será realizada coleta de sangue no plenário da Câmara Municipal.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.