Defesa Civil de Taboão pede apoio para combater trotes
A Defesa Civil é um dos órgãos cuja atuação é imprescindível nas situações emergenciais como no atendimento às enchentes. Por essa razão, o trabalho das equipes do órgão no período de chuvas aumenta. É preciso estar de plantão permanentemente para atender todas as ocorrências e responder a todos os chamados. Em Taboão da Serra a Defesa Civil trava duas batalhas: a primeira para atender a todos os chamados e a segunda contra os trotes que acabam atrasando o atendimento às ocorrências reais.
Para acabar com os trotes a partir deste mês a Defesa Civil vai contar com um sistema de identificador de chamadas visando coibir os trotes e identificar os responsáveis pelos telefones de onde eles partiram. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Taboão, Carlos Senna, os que forem identificados passando trotes serão responsabilizados criminalmente na Justiça.
Ele explica que os trotes são uma ameaça concreta ao bom andamento do trabalho das equipes da Defesa Civil e orienta que os pais e responsáveis devem estar atentos para que os filhos não passem trotes.
“No período de chuvas os trotes aumentam. Não dá para saber se a pessoa está falando a verdade ou não, temos que atender. Isso atrapalha o trabalho. Tem gente que usa de maldade e faz as nossas equipes se deslocarem sem necessidade, podendo atrasar os atendimento de casos reais”, explica Carlos Senna.
Ele argumenta que os pais devem orientar os filhos e tentar impedir esse tipo de prática, uma vez que pode acontecer da Defesa Civil deixar de atender casos emergenciais para atender ocorrências de trote.
Carlos Senna quer ajuda da população contra trotes
“A partir do dia 15 a Defesa Civil vai identificar os telefones de onde partiram os trotes e os pais serão responsabilizados por essas ocorrências. Com a identificação dos números vamos acionar a Justiça e responsabilizar criminalmente os culpados”, avisa Senna.
Ele pede a participação de todos os moradores de Taboão para combater os trotes e faz questão de agradecer aos moradores que aderiram à operação Cata Bagulho realizada nos bairros da cidade com a finalidade de coletar móveis e objetos velhos que anteriormente eram jogados nas ruas e iam parar no lixo ou leito dos rios.
“Vimos que a operação trouxe um saldo positivo. A quantidade de lixo nos rios diminuiu bastante em comparação com os anos anteriores e isso é fruto da operação Cata Bagulho”, avalia, lembrando que a medida preventiva adotada pela Defesa Civil reduz a possibilidade de ocorrências de situações emergenciais graves durante o período chuvoso.
Para acionar a Defesa Civil em caso enchentes e outras emergências basta ligar para o número 199. Entretanto, vale ressaltar que a ligação só deverá ser feita em caso de necessidade.