Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica celebram o Corpus Christi nesta quarta (31)

Por Juliana Ribeiro | 31/05/2018

corpus

Prefeitura de Embu das ArtesTodos os anos, fiéis enfeitam as ruas de Embu das Artes com os tradicionais tapetes

Diversas paróquias das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica celebram, nesta quarta-feira (31), o Corpus Christi. A confecção dos famosos tapetes já faz parte da tradição dos municípios neste dia e todos os fiéis poderão conferir a manifestação religiosa durante a missa e procissão. 

Em Embu das Artes, os tapetes foram confeccionados durante a madrugada e já estão em exibição desde o início da manhã de hoje. As missas e procissões serão realizadas em diversos bairros da cidade, inclusive na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no centro, com início marcado para às 17h.

Em Taboão da Serra, o evento de Corpus Christi é realizado há mais de 20 anos. O Santuário Santa Terezinha realiza a celebração nesta quarta e contou com o apoio e ajuda de voluntários, que trabalharam desde a madrugada na confecção dos tradicionais tapetes.

O evento cresceu muito nos últimos anos em Taboão e, atualmente, são confeccionados cerca de 120 tapetes, utilizando a serragem tingida com pó xadrez em um processo totalmente artesanal.

Na cidade de Itapecerica da Serra, a tradicional celebração do Corpus Christi acontece há mais de cinco décadas. Neste ano, voluntários da igreja e alunos de escolas convidadas trabalharam na montagem dos 44 tapetes, que estão exibidos nas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro. A santa missa será às 15h, em seguida acontece à procissão.

A celebração de Corpus Christi é uma das festas mais tradicionais do país e é comemorada no Brasil desde a chegada dos portugueses. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com os tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.