Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Baixo Clero ganha mesa diretora da Câmara

Por Sandra Pereira | 15/12/2010

mesa

Sandra PereiraMacário é o presidente, Arnaldinho vice, Cido 1º secretário e Carlos Andrade 2º Galeria de Fotos

A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Taboão aconteceu nesta terça-feira, 14, em clima de final de novela. O baixo clero conquistou por unanimidade de votos o poder de comandar a casa no biênio 2011-2012. O vereador Macário será o presidente, Arnaldinho vai ser o vice-presidente, Cido ficou com a 1ª secretaria e Carlos Andrade garantiu a 2ª secretaria. O clima de lua de mel predominante na eleição não lembrava em nada a batalha travada na terça-feira, 7, quando as manobras regimentais impediram a votação. 

A conquista histórica dos vereadores do baixo clero se deu após uma briga  acirrada com manobras regimentais, ameaça de CPI e cassação de mandato. A sessão histórica teve direito até a pedido de desculpas do vereador Paulo Félix ao presidente José Luiz Eloi. Em meio à disputa pela mesa o ex-vereador Maurício André perdeu o comando do Democratas (DEM) na cidade depois de ameaçar de expulsão o vereador Cido, caso ele votasse em Macário para ser presidente da Câmara. 

Numa jogada de mestre, com o auxílio do deputado federal Walter Ihoshi e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que é presidente Estadual do DEM, Cido garantiu o comando da legenda do partido na cidade e foi nomeado presidente do Democratas em Taboão. Maurício André foi articulador do alto clero na eleição. Na semana passada ajudou a pressionar o baixo clero.

Como a pressão não teve sucesso, o  alto clero recuou e aceitou permitir a votação. Nesse momento, começou a ser costurado um acordo que resultou na eleição por unanimidade. A novidade foi a participação do vereador Carlos Andrade na mesa diretora. Andrade pertencia ao baixo clero, chegou a propor que os vereadores do grupo fizessem um pacto que estabelecia como punição para quem o quebrasse a perda de todos os cargos na administração do município.
No meio da disputa, sem conseguir sair com a indicação do grupo para ser presidente ele migrou para o alto clero. A reportagem do Jornal na Net apurou que Carlos Andrade era o vereador com maior índice de rejeição entre os pares, o que inviabilizou no berço a sua candidatura. Foi em meio ao acordo para garantir a votação que ele ganhou a 2ª secretaria da mesa.

Já o vereador Olívio Nóbrega, um dos mais experientes da cidade, com seis mandatos consecutivos, responsável direto pela não realização da eleição no dia 7, aparentou sair satisfeito do processo. Informações iniciais indicam que ele será o novo líder do prefeito Evilásio Farias na Câmara. O cargo era ocupado anteriormente por Paulo Félix que há poucas semanas entregou uma carta de renúncia ao prefeito Evilásio.

A eleição fez os vereadores Macário, Arnaldinho, Wagner Eckstein, Alexandre Depeiri, Cido, Aprígio, membros fundadores do baixo clero somar esforços com Natal e Noventa, que até então pertenciam ao alto clero, visando garantir a vitória. Após a derrota de terça-feira o grupo decidiu não recuar e a estratégia utilizada foi tentar atrair integrantes do alto clero e costurar um acordo. 

Com a eleição de Macário o Partido dos Trabalhadores (PT) de Taboão assume pela primeira vez na sua história o mais alto e desejado posto do Legislativo Municipal. Somado com a vice-prefeitura, ocupada por Márcia Regina, o cargo torna o partido politicamente mais forte e estrategicamente colocado para a eleição de 2012.

O presidente eleito recebeu elogios da maioria dos pares e num discurso agregador disse que pretende fazer o melhor para o parlamento e a população durante o seu mandato. Macário pregou a união do Legislativo alegando que todos os vereadores saíram vitoriosos com a sua eleição. Do lado de fora do plenário uma grande quantidade de fogos de artifício comemorava a vitória dele.

Em seu discurso Macário agradeceu o apoio dos funcionários da casa, que esperam da administração dele dias melhores, a volta da cesta básica, a regularização da entrega dos tickets, melhores condições de trabalho e mais valorização profissional. Esperançosos os funcionários foram comemorar a vitória de Macário na padaria Rainha em frente a Câmara Municipal.

Além de funcionários pouco satisfeitos com a atual administração da Câmara Macário vai ter que administrar na presidência o pagamento de férias atrasadas, que segundo fontes do Jornal na Net superam R$ 500 mil, a condução da reforma administrativa da casa, a manutenção dos veículos dos gabinetes cuja maioria está parada há meses e a disparidade salarial entre concursados e livre nomeados.

A eleição da nova mesa diretora foi amplamente comemorada tanto por vereadores quanto pelos funcionários. O presidente do PSB e secretário de Finanças Maruzan Corado esteve na sessão. O presidente do PT, Gerson Tavares e do PR, Anderson Nóbrega também prestigiaram a votação.

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Decreto anula nomeação de Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho

O governo publicou na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União a...

22/02/2018

Jorge Costa cumpre com o dissídio dos servidores de Itapecerica da Serra

O prefeito Jorge Costa convocou nesta quarta-feira (21), uma reunião no Ginásio Municipal de...

21/02/2018

Sessão solene festiva marcou comemoração dos 59 anos de Taboão

O aniversário de 59 anos de emancipação Político-Administrativa de Taboão da Serra foi celebrado...

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

07/02/2018

Vereador Onishi comemora lei do auxílio aluguel para mulheres vítimas de violênc

O prefeito Fernando Fernandes sancionou o projeto de lei que determina a concessão de auxílio...

07/02/2018

Vereadores de Taboão aprovam nomes que vão receber medalha 19 de Fevereiro

Na volta do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, os vereadores de Taboão da Serra...

06/02/2018

Temer vê dificuldade em aprovar reforma da Previdência depois de fevereiro

O presidente Michel Temer disse que o governo não pode ficar discutindo a reforma da Previdência...

06/02/2018

TCE aprova contas de Cido e Nóbrega na presidência da Câmara de Taboão

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta terça-feira, 6, as contas dos ex-presidentes...

03/02/2018

PT de Embu expulsa vereador Doda; ele alega sofrer perseguição política

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes decidiu em votação unânime,...

25/02/2018

Embu está entre as cidades que Sabesp vai contratar através de concurso

Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai divulgar a abertura de edital...

25/02/2018

Ligações de fixo para móvel ficam mais baratas a partir de hoje

A partir de hoje (25), as ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão...

25/02/2018

Termina nesta quarta-feira prazo para inscrição no Projovem

Termina na próxima quarta-feira (28) o prazo para inscrição de jovens entre 18 e 29 anos que...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.