Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Ministério da Cultura recebe inscrições ate dia 13/6 para o prêmio Culturas Populares

Por Juliana Ribeiro | 29/05/2018

premio

Divulgação

O Ministério da Cultura (MinC) recebe inscrições até o dia 13 de junho para a 6ª edição do edital Culturas Populares, considerada a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados desde 2007.

Na edição de 2017, o poeta, cordelista, contista, cronista e escritor embuense Tin Tin Alves foi um dos premiados. O artista foi reconhecido pela sua atuação no desenvolvimento da cultura popular nacional, em especial o cordel.

Este ano serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, entre outras.

Desde o ano de 2012 a premiação estava suspensa, sendo retomada em 2017, ano em que obteve número recorde de inscritos (2.862) e de premiados (500). Como 80 premiados, o estado do Pernambuco bateu o recorde no ano passado.

Nesta edição, que homenageia a artista pernambucana Selma do Coco, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro do que foi pago no último ano. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pela internet ou via postal.

Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de Grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

Para mais informações ou inscrição, acesse o site culturaspopulares.cultura.gov.br

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.