Moradores de Embu apoiam manifestação dos caminhoneiros que estão ocupando a BR há 7dias

Por Sandra Pereira | 27/05/2018

Dezenas de moradores de Embu das Artes estão mobilizados para ajudar os caminhoneiros que há sete dias estão parados na rodovia Régis Bittencourt, em adesão à paralisação nacional contra a alta do diesel. Neste domingo a greve ganhou ares de programa de final de semana. Muitas pessoas foram ver de perto os caminhoneiros heróis que se tornaram o assunto mais comentado no município.

“Na entrada do Embu os caminhões inicialmente estavam ocupando só o acostamento, mas logo à frente começaram ocupar duas faixas da Br. Os caminhoneiros estavam com crianças fazendo churrasco, alguns tinham mesinha e cadeiras. Todos eles falando Fora Temer. Senhoras com bandeiras do Brasil. Famílias lutando pelos nossos direitos”, resumiu uma moradora que foi dar apoio aos manifestantes.

Um grupo de moradores do jardim Nossa senhora de Fátima quis mostrar aos caminhoneiros o apoio à paralisação da categoria de forma mais concreta. Eles se organizaram e fizeram a distribuição de marmitas entre eles. A comitiva de apoio aos caminhoneiros em protesto contou com a participação de moradores de todas as idades, até de crianças que foram ver de perto uma das maiores mobilizações ocorridas na cidade nos últimos anos.

"O que a gente vê na greve dos caminhoneiros são pessoas trabalhadoras como a gente, que estão indignadas com esse governo Temer, que não aguentam pagar tantos impostos. Aqui no Fátima nos reunimos para doar alimentos e kits de higiene. Essa luta não é só dos caminhoneiros é de todos", contou um morador. "Já entregamos mais de 250 litros de água e vamos continuar apoiando", completou outro.

Outros moradores passaram apenas para mostrar apoio ao movimento e dizer que os caminhoneiros estão certos de se mobilizar e resistir às ameaças do governo de tirá-los das ruas com uso do Exército.

O apoio da população é um incentivo a mais à resistência dos caminhoneiros que deixaram o anonimato para se tornar a categoria mais representativa da população.

Nesta segunda-feira, 28, não haverá aula na rede pública municipal de ensino de Embu e nem de Itapecerica. Em Taboão da Serra as aulas foram mantidas.

Transporte Público

Durante todo o final de semana a reportagem do Jornal na Net recebeu centenas de mensagens sobre como será o funcionamento do transporte público nesta segunda-feira. A reportagem entrou em contato sucessivas vezes com a Miraticatiba. A única informação obtida é que a empresa vai manter as linhas operando com frota reduzida. A viação Pirajuçara informou que para garantir o abastecimento da frota vai trabalhar com intervalo maior entre as linhas.

Serviços de Saúde e segurança

Todas as cidades da região estão mantendo os serviços de saúde e não risco de paralisação, ao menos por enquanto. O mesmo acontece com a Guarda Civil Municipal em Taboão, Embu e Itapecerica.

 

Comentários