Taboão da Serra promoveu oficina para o Combate ao Trabalho Infantil

Por Secretaria de Comunicação Prefeitura de Taboão da Serra | 24/05/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou na sexta-feira, 18 de maio, uma capacitação da Rede de Proteção Para as Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Promovido no Cemur, o encontro marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

À ocasião, 178 servidores que trabalham tanto na área de Assistência Social, quanto de Educação, se reuniram para participar da capacitação. O facilitador do encontro foi o Dr. Antônio de Oliveira Lima, procurador do Ministério Público do Trabalho do Ceará e coordenador da Rede Peteca. A Rede Peteca tem como objetivo erradicar o trabalho infantil promovendo ações que promovam os direitos da criança e do adolescente.

Segundo a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, o intuito do encontro foi capacitar todos os integrantes que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). “O trabalho em rede é essencial para que a erradicação do trabalho infantil aconteça. Por isto, neste 18 de maio promovemos este grande encontro para conscientizar os servidores dos prejuízos que o trabalho infantil causa e para juntos trabalharmos em prol da erradicação desta forma de exploração de jovens no município”, afirmou Arlete Silva.

Logo na abertura, a jovem Nicole Martelo, representante da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente, ressaltou que o combate à exploração de crianças e adolescentes é uma das bandeiras que precisam ser defendidas por todos. Ao longo do dia, foram abordados diversos aspectos relacionados ao combate do Trabalho Infantil, como as principais e piores formas de exploração, estratégias de prevenção, identificação e busca ativa, estudo de casos, dentre assuntos.

Participaram do encontro: o vice-prefeito, Laércio Lopes; a presidente da Câmara de Vereadores, Joice Silva; a técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Claudia Martins; o representante da Diretoria Regional de Ensino, Sérgio Donizete; a presidente do Conselho Tutelar, Maria Isabel; servidores do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), do Programa Criança Feliz, do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), do Conselho Tutelar, da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMETI) e do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA).

Comentários