Prefeito Fernando Fernandes visita equipamentos da Assistência Social

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 23/05/2018

O prefeito Fernando Fernandes visitou nesta quarta-feira, 23/5, três equipamentos públicos ligados à Secretaria de Assistência Social e Cidadania: o Centro POP, o CRAS Clementino e o Serviço de Acolhimento Provisório para Famílias e Adultos. Os dois últimos são novos equipamentos que começaram a funcionar este mês.

À ocasião, o prefeito Fernando Fernandes conheceu as instalações do novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Jardim Clementino, o sétimo em Taboão da Serra.  “O CRAS Clementino poderá atender até cinco mil famílias, das quais 3.500 já estão referenciadas”, afirmou o prefeito.

Em funcionamento desde a manhã desta quarta-feira, o CRAS Clementino prestará atendimento a moradores dos bairros: Jardim Clementino, Jardim Iracema, Jardim Suína, Jardim Triângulo, Jardim Maria Luiza, Jardim Silvio Sampaio e Jardim Guaciara.

Assim como dos demais, o CRAS Clementino oferece aos moradores os seguintes serviços: serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), destinado a idosos e a jovens de 6 a 17 anos; além de realizar o Cadastro Único do Governo Federal (CADÚNICO), que dá acesso à diversos programas, como o Bolsa Família.

Em seguida, o prefeito Fernando Fernandes visitou o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que nesta terça-feira, 22/5, iniciou a Ação Inverno, cujo objetivo é acolher e minimizar os efeitos do frio sobre as pessoas em situação de rua. Quando os termômetros marcam 15ºC ou menos, a equipe do Serviço de Abordagem Social (SEAS) entra em ação e realiza a busca ativa por desabrigados, no intuito de encaminha-los ao Centro POP, onde poderão se alimentar e passar a noite aquecidos em um dos 36 leitos.

O terceiro e último equipamento a ser visitado pelo prefeito Fernando Fernandes foi o Serviço de Acolhimento Provisório para Famílias e Adultos. Em funcionamento desde 5/5, o local é uma casa que tem capacidade de acolher, abrigar e prestar serviços sócio assistenciais para até 25 pessoas que necessitarem de abrigo. "Trata-se de um importante serviço de acolhimento provisório, destinado a homens, mulheres e famílias que estejam em situação de rua, desabrigados por abandono, migração, ausência de residência, pessoas em trânsito e sem condições de autosustento", afirmou a Secretária Arlete Silva.

Atualmente, 15 pessoas vivem no abrigo que é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Sociedade Amiga E Esportiva Do Jardim Copacabana (SAEC). O encaminhamento é feito por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A OSC SAEC é uma importante e conhecida organização que atua em mais de 30 projetos, sendo 29 em parceria com Prefeitura de São Paulo e agora executará, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania,  este serviço em Taboão da Serra.

SERVIÇO:

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi.
Tel.: (11) 4138-8040. 

CRAS CLEMENTINO
Estrada Kiazemon Takeuti, 1145, Clementino.
Telefone: (11) 4787-9151.

Centro POP
Rua Felice Del Paggio, nº. 100, Vila Francisco Remeikis
Tel.: (11) 4135-3194.

SEAS/CREAS

Rua Milton Martins Moura, 100, Vila Francisco Remeikis
Tel.: (11) 4139-1105 e (11) 4138-7155.

Comentários