Prefeitura de Taboão e Sercom promoveram palestra sobre o dia internacional de combate a LGBTfobia

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 22/05/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Coordenadoria da Promoção dos Direitos Diversidade Sexual em parceria com a empresa Sercom, realizaram uma palestra com o tema “O preconceito afasta e o respeito une”, para funcionários em comemoração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia comemorado na última quinta-feira, dia 17 de maio.

Segundo o coordenador da promoção dos direitos da diversidade sexual, Márcio Eduardo, o objetivo da palestra era tratar sobre a questão de atendimento LGBT, violência, a falta de informação, a questão de invisibilidade desse público mediante a sociedade e a ausência de direitos.

“Eu fico muito feliz em ver que a Sercom é a primeira empresa a liderar essa ação em respeito à dignidade humana. Ontem, conseguimos promover a cidadania em um processo de sensibilização, respeito às diversidades, direitos humanos, combater a homofobia e a discriminação em nosso município”, disse.

O objetivo da palestra é promover ações que incentivem a denúncia das violências a que são acometidas diariamente lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), sensibilizar os funcionários para o respeito aos direitos dessa população, desmistificar preconceitos a respeito da diversidade sexual e suas identidades de gênero.

Ainda de acordo com a idealizadora da palestra, Michele de Castro Lima, o intuito desta ação era tratar a diversidade, respeito, histórias, conhecimentos, além de fazer com que os colaboradores se conhecessem, compartilhassem experiências e se unissem contra o preconceito do mundo.

“Tenho um sentimento de gratidão enorme à empresa Sercom que permitiu essa palestra, aos meus colegas que me apoiaram e ajudaram a organizar, aos colaboradores que compartilharam suas histórias (Tato, Geey, Ícaro, Pedro, Sophia e Luana), aos colaboradores que deixaram seus trabalhos para nos ouvir e a Prefeitura de Taboão da Serra que nos apoiou e compareceu no evento”, disse.

Durante a palestra, teve três depoimentos com os temas: a adversidade para diversidade, o poder da mulher e o amor de mãe sem fronteiras. As histórias tem o intuito de fortalecer a visibilidade positiva da população LGBT, refletir sobre a diversidade sexual, contra a discriminação pela livre orientação, expressão afetivo-sexual e identidade de gênero.
Para denunciar casos de preconceito e discriminação homofóbica existe a lei municipal nº 1966/2010, que proíbe manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações.

A prefeitura espera por um fim a discriminação dando espaço para qualquer pessoa, independente do gênero, orientação sexual ou identidade de gênero para abraçar todos os públicos mais vulneráveis da sociedade.

17 de maio

Nessa data, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do quadro de doenças e patologias, passando a considerá-la uma forma de expressão saudável da sexualidade humana. No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 2010, quando foi instituída por meio de decreto Presidencial. Em todos os estados, a população LGBT aproveita a data para celebrar a conquista e desenvolver diversas programações voltadas ao combate à LGBTfobia e erradicação de preconceitos em razão da orientação sexual e ou identidade de gênero.

Comentários