Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereador Marcos Paulo realizou 1º Fórum do Maio Amarelo de Taboão da Serra

Por Luciana Santos | 22/05/2018

mpaulinho

Sandra PereiraPonto alto do Fórum Maio Amarelo foi a simulação de socorro de vítima de acidente de transito feita pelo SAMU

O vereador Marcos Paulo, o Paulinho promoveu na Câmara Municipal de Taboão da Serra, no sábado, 19, o 1º Fórum do Maio Amarelo, com o objetivo de conscientizar e alertar a população para a importância do trânsito seguro. Os palestrantes do evento  buscaram conscientizar o público presente como evitar os acidentes de trânsito e as mortes. O ponto alto do fórum foi a simulação de um socorro de vítima de acidente realizado pela equipe do SAMU de Taboão da Serra. A simulação mostrou toda a perícia e o heroísmo da equipe voltada a salvar vidas. A apresentação foi tão realista que contou com o apoio de motolâncias, sirenes ligadas, maca e equipe integral de socorro, mostrando ao público o atendimento cuidadoso, com o objetivo de salvar vidas e deixar o menor número de sequelas.

Com plenário lotado, os palestrantes buscaram conscientizar a população com apresentação de dados sobre as estatísticas de acidentes com vítimas. O evento mostrou que em Taboão da Serra o número de acidentes fatais no trânsito vem diminuindo nos últimos anos. Se compararmos os três primeiros meses de 2018 com o mesmo período do ano passado notasse que houve 50% na redução no número de acidentes fatais.

Idealizador do evento, o vereador Marcos Paulo ressaltou a importância do fórum como uma ação prática de prevenção e conscientização. Para o vereador, o fórum foi um marco inédito na prevenção de acidentes e na valorização da vida no trânsito. Ele salientou o objetivo é conscientizar a população, educar e prevenir é a melhor maneira para se evitar acidentes graves e principalmente salvar vidas.

“O balanço do nosso evento foi muito positivo. Esse evento foi um marco para nossa cidade, um ato inédito. Estamos trabalhando forte para que vidas sejam salvas a partir de uma política de conscientização. Mostramos dados para mostrar o quanto podemos fazer para evitar acidentes e principalmente para evitar que vidas sejam perdidas”, ressaltou Marcos Paulo.

O prefeito Fernando Fernandes esteve presente e parabenizou o vereador Marcos Paulo pela iniciativa. Também estiveram no Fórum Maio Amarelo a deputada estadual Analice Fernandes, a presidente da Câmara, vereadora Joice Silva e os vereadores Dr. Ronaldo Onishi, Johnatan Noventa, Priscila Sampaio, Rita da Saúde e Cido da Yafarma.

“O Paulinho está de parabéns por essa iniciativa. Eventos como esse são muito importantes e essenciais para que haja uma mudança cultural e educacional na população. Só esse ano recebemos R$ 1,2 milhão através de emenda realizada pela Deputada Analice para investir em mobilidade urbana priorizando a segurança e fluidez no trânsito. Nosso governo está investindo no trânsito para salvar vidas”, afirmou o prefeito.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva, alertou para o perigo que representa o uso de celulares no trânsito. Ela citou que a combinação carro e celular pode ser fatal.

“O carro é uma arma perigosa e o celular também se torna perigoso quando motoristas dirigindo falam no celular ou respondem mensagens perdem a concentração e acabam provocando acidente e destruindo vidas”, destacou Joice.

Já o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Gerson Brito, fez um balanço das ações realizadas pela pasta e apresentou dados que fazem um retrato dos acidentes de Trânsito em Taboão. Um dado curioso que ele apresentou demostra que as mulheres dirigem com mais segurança que os homens. As mulheres são responsáveis por 20% dos acidentes ocorridos em Taboão, enquanto os homens respondem pelos 80% restantes. Sobre os acidentes de trânsito, em 2017, 80% das vítimas eram homens e em 40% dos casos fatais, a vítima estava em uma motocicleta.

As crianças também participaram do Fórum Maio Amarelo aprendendo noções básicas de segurança no trânsito, sinalização, faixa de pedestre e segurança de motoristas e pedestres. No dia 27 o vereador  Marcos Paulo vai encerrar as atividades com um passeio ciclístico saindo do Parque das Hortênsias.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.