Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

GCM de Itapecerica tem balanço positivo em 2010

Por | 12/12/2010

gcm_2

Karen SantiagoVivência policial de Marques e Fábio fazem a GCM mais atuante

O ano foi de muitas conquistas, ocorrências e balanço positivo para a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra. Sob novo comando desde o começo deste ano, o trabalho realizado passou a ser elogiado e reconhecido pelos moradores e autoridades da cidade.

O trabalho diferenciado deste ano foi significativamente influenciado pela vivência Policial do Comandante Marques e Subcomandante Fábio que trouxeram experiência e bagagem para os 73 Guardas que tem mostrado trabalho nas diversas ocorrências apresentadas pela GCM.

“O Comando é atuante. Todas as experiências que tivemos na Polícia transmitimos para os Guardas, que se esforçam para mostrar trabalho e atender ocorrências para serem reconhecidos e consequentemente receber elogios. Eles seguem as orientações, respeitam e aceitam o que é determinado”, explicou Fábio.

Com uma nova filosofia de trabalho na GCM, os Guardas que eram conhecidos somente como protetores do patrimônio público da cidade, começaram a chamar a atenção dos moradores pelas ocorrências atendidas e pela preocupação com as vítimas. “Os GCMs se empenham e se dedicam sem medir esforços nas ocorrências e quando se deparam com o crime, não deixam de agir e prestar serviço para proteger os munícipes, sempre com ações rápidas, enérgicas e seguras”, disse o comandante.

Outra ferramenta favorável para o trabalho da Guarda são as 34 câmeras de segurança posicionadas em pontos estratégicos da cidade. Para Marques, o videomonitoramento é fundamental e indispensável para o trabalho da corporação. “As imagens captadas pelas câmeras são importantes para a resolução de crimes, a exemplo do caso do sequestro na Praça João Pessoa e no mais recente caso da criança atropelada pelo caminhão na rua São João”, observou.

O Comando afirmou à Reportagem do Jornal na Net que todo o trabalho realizado e o reconhecimento dos munícipes foram possíveis devido aos recursos e o apoio do prefeito Jorge Costa e do Secretário de Segurança, João Pereira, que equiparam a GCM com viaturas novas, coletes a prova de balas, cursos de capacitação e aprimoramento, além de treinamento no estande de tiro.

“Também queremos agradecer o apoio do Presidente da Câmara Municipal, Amarildo Gonçalves (Chuvisco) e da Seccional de Taboão da Serra. Nós (Marques e Fábio) não sofremos nenhuma interferência política no trabalho realizado. As decisões do Comando são respeitadas”, finalizou.

Com o apoio do Secretário João Pereira, Marques e Fábio também implantaram neste ano a ronda escolar e o Grupamento Tático Ambiental (GTA) que conta com uma farda diferenciada e tem por objetivo coibir o crime na área rural. A GCM também realiza ações sociais, como atendimento ao público, por exemplo, mal súbito. “Nós temos o cuidado de ligar para a residência do munícipe atendido, com a finalidade de saber se passam bem e a qualidade do atendimento feito pela nossa GCM”, explicou Fábio.

A Guarda também arrecada brinquedos para as crianças, por meio do Campeonato interno da corporação, realiza palestras na comunidade sobre cidadania, drogas e por fim, protege o patrimônio público da cidade.

Em entrevista à Reportagem do Jornal na Net, o prefeito Jorge Costa e o secretário de segurança João Pereira elogiaram o desempenho do novo comando e também o trabalho realizado pelos guardas em toda a cidade. “Sem a boa vontade deles e a dedicação em qualquer momento em que são chamados, eles não teriam aproveitado a frota 100% nova e os cursos de capacitação. Eles têm o respeito dos moradores na área rural e estão de parabéns pelo trabalho realizado”, afirmou o prefeito.

Para João Pereira, a Guarda merece muitos elogios. “Não tenho nenhuma reclamação. A GCM teve uma grande melhora com o comando deste ano”, finalizou.

Ocorrências de janeiro a novembro

O balanço geral dos meses de janeiro a novembro mostra que a GCM apresentou 467 ocorrências de variadas naturezas. Deste número, 53 foram referentes a auxílio ao público, 46 a furtos , 24 a danos e depredação ao patrimônio público, 19 a roubo, 16 a acidentes com vítimas e 39 sem vítimas. O Crime Ambiental foi combatido 21 vezes e agressão / lesão, 20 vezes. Além disso, a GCM realizou 59 averiguações nos últimos onze meses.

Nos últimos meses a Reportagem do Jornal na Net tem acompanhado o trabalho da GCM que já evitou despejo de entulho, fuga de bandidos, tráfico de drogas e agressões, além do salvamento de uma criança e ajuda a uma família em situação de pobreza.


16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

15/12/2017

PM realiza Operação Força Metropolitana em Itapecerica da Serra

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Vigésimo Quinto Batalhão, realizou na...

11/12/2017

Idosa que estava desaparecida em Taboão é encontrada e está bem

Dona Maria Barbosa, 76 que estava desaparecida desde a manhã do último domingo (10), foi...

06/12/2017

PM prende três homens acusados de roubo a supermercado e padaria em Taboão

Policiais do 36º BPMM efetuaram a prisão de três homens acusados de participarem de um roubo a...

05/12/2017

Mulher sobrevive a tentativa de assassinato do ex em Taboão, acusado feriu dois

Uma mulher sobreviveu a tentativa de assassinato do ex-marido nesta segunda-feira, 4, no jardim...

04/12/2017

Mães de alunas do TOP 10 revelam traumas e pedem ajuda para evitar outros casos

Estudantes das escolas estaduais Laerte Almeida São Bernardo, Ugo Arduini, Reverendo Denoel...

03/12/2017

PRF intensifica ação contra roubo de pedestres em pontos e nas margens da Régis

A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  vai intensificar a partir desta segunda-feira, 4, a...

30/11/2017

Família de Andressa segue fazendo buscas para encontrá-la, ajude!

A menina de 10 anos, Andressa de Jesus da Silva, está desaparecida desde o dia 27. A Polícia...

29/11/2017

PM cumpre ordem judicial de desapropriação de área em Embu das Artes

A PM cumpre na manhã desta quarta-feira (29), ordem judicial, policiais de desapropria&cc

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

17/12/2017

Prefeitura de Taboão forma 1300 alunos através do Programa Lado a Lado

A Prefeitura de Taboão da Serra continua a investir fortemente em qualificação profissional....

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.