Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Prazo para regularizar ou tirar título de eleitor se encerra nesta quarta-feira

Por Juliana Ribeiro | 9/05/2018

titulo

Eleitores de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral somente até esta quarta-feira (9), para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.

Os eleitores que não regularizarem sua situação devem pagar multa de R$ 3,51 por turno. Neste ano, os brasileiros votam para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital e, para que o voto seja concretizado, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Os cartórios eleitorais de Taboão da Serra e Itapecerica seguem fazendo a biometria, porém ela ainda não é obrigatória na eleição deste ano nestas cidades. Já os moradores de Embu das Artes devem ficar atentos, pois a biometria é obrigatória no município.

Os cidadãos que estiverem com situação negativa devem procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência e apresentar o título de eleitor, comprovante de residência em seu nome, documento de identificação com nome completo, filiação, data de nascimento, nacionalidade e, para pessoas do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

O cartório eleitoral de Embu das Artes informou que o fluxo é intenso, e que o eleitor que chegar até às 18h desta quarta-feira, 9 será atendido. Eles informaram também que hoje o cartório não está colhendo biometria, estão apenas digitando e agendando retorno para coleta e quitação de multas.

Segundo o cartório, eleitores que perderem o prazo ou não foram ao cartório hoje para um pré-atendimento não poderão regularizar a sua situação eleitoral.

Os eleitores que não conseguirem realizar o processo de regularização até a data-limite terão os títulos cancelados e não poderão participar do processo eleitoral deste ano. Já para o eleitor que estiver em situação regular, mas que não sabe onde está o título, poderá obter a versão digital, o aplicativo “E-Título”, que pode ser baixado em smartphones ou tablets.

O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

 

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.