Encontro de Inclusão discute diversidade sexual e projetos para aprendizes

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 11/12/2010

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra realizou no último dia 7 de dezembro o “1º Encontro Municipal de Inclusão – Emprego, Trabalho e Renda”, no Centro Integrado de Projetos Delfim Verde.

O evento foi aberto pelo assessor especial da SIDS, Luiz Farias, que destacou a importância do acontecimento. “É o primeiro encontro, e tenho certeza que não será o último, pois os temas abordados pelos profissionais aqui envolvidos serão de suma importância para o futuro da cidade”, disse Luiz.

O encontro foi dividido em quatro temas, abordados por especialistas da área e complementados por casos e experiências de pessoas convidadas pela Secretaria. “Fiz questão de participar deste evento pela importância de se discutir e dar visibilidade aos temas abordados”, afirmou Alan Pereira de Oliveira, representante da Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça.

O tema de abertura foi Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais; representantes da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência- AVAPE, Antonio Carlos Scotton e José Antonio Pereira dos Santos palestraram.

“A dificuldade da pessoa com deficiência não está com ela e sim no ambiente que a cerca. Temos que mudar isso, e esse encontro dá inicio a uma discussão”, explanou o psicólogo Antonio Carlos Scotton.

Para o segundo tema de debate foram chamadas Lucia Helena Bibiano de Melo e Ana Claúdia Rolim, diretoras da Secretaria da Administração Penitenciária. Elas abordaram a Inclusão de Egressos do Sistema Prisional.

Com um trabalho extenso na área, a Secretaria Municipal apresentou como terceiro tema Programas e Projetos para Aprendizes. Ronaldo Freixeda, Gestor de Políticas Públicas da Gerência Regional do Trabalho, palestrou e mais uma vez foram apresentados casos de pessoas e empresas que obtiveram sucesso na área.

Para fechar o 1º Encontro Municipal de Inclusão – Emprego, Trabalho e Renda foi escolhido um tema polêmico e de grande discussão atualmente: Diversidade Sexual. Para falar sobre o assunto foi convidado o representante da Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça, Alan Pereira de Oliveira, que chamou atenção para o preconceito e a falta de espaço para esta discussão em uma sociedade conservadora, elogiando a iniciativa da SIDS.

A mediação do encontro ficou a cargo de Diogo Lima, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e Regiane Galera, diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, encerrou o evento. “Este encontro nos deixa uma lição: temos que sair da nossa zona de conforto e fazer a diferença. Isso vale para cada um de nós”, finalizou Regiane.

Comentários