Após duas etapas, paulistas dominam o ranking do Campeonato Brasileiro de Poker

Por Outro autor | 8/05/2018

No ano passado, o título do Brazilian Series of Poker (BSOP) — conhecido como Campeonato Brasileiro de Poker — passou perto de ficar em São Paulo. Após várias etapas, a decisão ficou para o último evento, quando o paranaense Affif Prado ganhou o maior circuito da América Latina. Naquela ocasião, Paulo Gini, de São Paulo, foi o melhor colocado do Estado e bateu na trave com a terceira colocação. Agora, o cenário é diferente.

Em 2018, duas etapas já foram disputadas: uma em São Paulo e outra em Brasília. Após a última atualização do ranking geral, o paulista Gini aparece na primeira colocação. Se no ano passado os rivais de Gini eram Prado e Marcelo Mesqueu (vice-campeão), a situação na nova temporada tem sido distinta.

Gini é líder do Campeonato Brasileiro com uma pequena vantagem de 14 pontos sobre o paranaense Kelvin Kerber. Os dois são seguidos de perto por Tiago Magalhães, de Rondônia, que está com 115 pontos atrás do primeiro colocado. Em quarto aparece Caio Hey, outro rondoniense.

O ranking geral é o mais importante do circuito e o campeão garante muito prestígio no poker nacional. Além de Gini na liderança, o poker paulista também pode se orgulhar de outro conterrâneo que lidera mais um ranking importante. José Carlos Latorraca, conhecido como “Belém”, desponta como primeiro disparado na modalidade Omaha.

Latorraca está dominando o Omaha como poucas vezes aconteceu na história do Campeonato Brasileiro. Ainda é cedo, pois esse circuito terá mais cinco etapas em 2018, mas Latorraca já é o grande favorito a conquistar o título nessa modalidade. Ele lidera o ranking com 480 pontos, quase o dobro em relação ao segundo colocado (260).

“É bacana demais, o Omaha é uma modalidade que eu gosto, pratico há muitos anos. Buscarei esse ranking este ano, sei que às vezes, pelo Main Event, pode ser que eu não consiga, mas, de qualquer forma, vou fazer o possível e o impossível para estar em todas as etapas e competir o maior número possível de Omahas”, afirma Latorraca.

Para os dois paulistas que lideram os rankings mais importantes do Campeonato, a consistência tem sido o fator mais importante. Gini não ganhou as últimas duas etapas, mas somou pontos importantes em ambas e a maior colocação veio em Brasília — quando ficou com a terceira posição no evento principal.

Latorraca foi brilhante nas duas etapas do Omaha. Em São Paulo, ele somou 220 pontos e em Brasília ficou com 260 pontos. Por conta da liderança e por ter ido bem nos eventos na modalidade do No-Limit Hold’em, o competidor também está na briga pela conquista do ranking geral, pois atualmente ocupa a 25ª posição.

Gini e Latorraca não são os únicos paulistas que estão brilhando no Campeonato Brasileiro em 2018. Outros competidores que competem pelo Estado, como Renato Kaneoya (23°), Rafael Moraes (14º) e Pedro Padilha (29°) também estão na briga pela conquista. Os últimos dois citados fizeram parte da seleção paulista que venceu o inédito título do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE) em 2017.

Além do ótimo momento nas mesas, São Paulo continua como uma referência organizacional. O WTC Sheraton, localizado na Avenida das Nações Unidas, já sediou a primeira etapa deste ano, e outras duas já estão confirmadas no luxuoso hotel — incluindo o BSOP Millions, que fecha o Campeonato Brasileiro e é o evento mais famoso do poker brasileiro.

O poker paulista é historicamente muito forte e a fase atual segue a tradição do Estado como uma potência nacional nesse esporte. Com Gini, Latorraca e outros atletas brilhando no topo da maior competição da América Latina, São Paulo está em ótimas mãos quando o assunto é poker.

Comentários