Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sede do Fundo Nacional de Solidariedade é inaugurada em Itapecerica

Por Juliana Ribeiro | 2/05/2018

itapecerica_fotos

Juliana Ribeiro

Na manhã desta quarta-feira (2), foi realizada a inauguração da sede do Fundo Nacional de Solidariedade (FUSSIS) e da Escola de Qualificação Profissional, em Itapecerica da Serra. Também, na mesma ocasião, foi lançada a campanha do agasalho 2018. Além de autoridades, estiveram presentes no evento moradores e alunos matriculados nos cursos oferecidos pela escola recém-inaugurada.

Para a presidente do Fussis Helena Rol, o espaço é motivo de muita comemoração. Ela conta quem no ano passado esteve em um evento no local, quando ali ainda funcionava a Casa da Passagem. “Eu vislumbrei e desejei que tivéssemos um espaço para o Fundo Social, daí levei para o Conselho esta possibilidade. Então, em uma conversa com o prefeito, eu falei que o espaço era muito interessante e que o projeto poderia acontecer aqui. Ele não só acreditou em nosso trabalho como deu o aval para iniciarmos antes mesmo da inauguração. E assim fizemos!”, ela explica.

Segundo Helena, a realização do projeto só foi possível através da ajuda de parceiros, patrocinadores e amigos. “Foi feita uma planilha de custos de recuperação e reforma do espaço, porém ficou além dos recursos que tínhamos. Então, nós conversamos com o Fundo Social de são Paulo, hoje representado pela professora Lúcia França, esposa do atual governador Márcio França”, ela diz e completa: “Nós conversamos e nessa parceria fortíssima veio todo o material da Escola da Beleza, da Construção Civil e da Padaria Artesanal. Além dessa ajuda, nós contamos também com parceiros, fornecedores, patrocinadores e amigos que foram muito atuantes e fundamentais neste processo, neste trabalho em equipe”.

A presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo Lúcia França conta que acredita muito nos municípios. Ela ainda explica que os recursos precisam chegar às mãos dos prefeitos para que estes possam oferecer a população o que eles realmente precisam. Transformando, desta forma, as cidades em um local melhor para os habitantes.

“Nós, que vivemos distante de Itapecerica não sabemos de verdade o que o município precisa. Quem sabe são as pessoas que foram eleitas para isso: o prefeito e os vereadores. A eles entregamos o nosso respeito, a nossa vontade e a nossa parceria de ajudar. E não é diferente com o Fundo Social do Estado e com essas escolas de qualificação. Eu acredito que a nossa função é dar oportunidades”, Lúcia diz.

Lúcia citou a importância dos cursos de qualificação e de como pode haver uma transformação através deste projeto. Além disso, ela homenageou Helena, que lutou para dar vida ao projeto. “Poucas vezes a gente vê uma união de forças deste tamanho para o bem de um lugar, de um espaço. Isso aconteceu e só acontece em lugares onde existem pessoas que inspiram outras, e a Helena inspira a gente! Ela é uma mulher que ousa sonhar, ousa acreditar e ousa realizar e isso é para poucos. Quando temos uma pessoa com a ousadia dela, a transformação acontece e vai agregando pessoas”.

Umas das pessoas agraciadas pela Escola da Beleza é a manicure Mariana Lopes da Costa, de 29 anos. Ela, que já atua a algum tempo na área da beleza, decidiu se inscrever na escola do projeto para os cursos de depilação e designer de sobrancelhas. “Esta escola é importante porque profissionaliza muitas pessoas que não tem recursos e, principalmente quando se trata de cursos da área da beleza, os custos são bem elevados. Então, se você tem um curso de qualidade e gratuito na cidade, ajuda demais!”, ela diz.

O prefeito de Itapecerica Jorge José da Costa fez questão de prestigiar o evento. Segundo o prefeito, ter essa parceria com o governador Márcio França e com a primeira dama Lúcia França foi fundamental para o sucesso do projeto. “Nos dias de hoje, com tantas dificuldades que a nossa população está passando, é importante termos essa parceria. As pessoas que fizerem os cursos aqui, com certeza poderão até montar o próprio negócio e isso me deixa muito feliz!”, ele comemora.

Ele ressalta que ter esta escola instalada na cidade é um privilégio. “Eu fico feliz e acredito que a população também, porque a fila de inscrição para os cursos está grande e isso significa que está dando muito certo. Eu acredito que este seja um dos melhores trabalhos envolvendo a parte social aqui em Itapecerica”, ele conclui, satisfeito.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.