Direitos Humanos: Embu das Artes trabalha por uma educação libertadora

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/12/2010

Em 10 de dezembro é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 10 de dezembro de 1948, em resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. O Governo da Cidade de Embu das Artes incentiva ações de conscientização sobre o tema durante o ano todo. Este ano, em especial, o projeto coordenado pela professora Lúcia Maria de Queiroz  venceu o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, na categoria As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos, com o projeto Por uma Educação Libertadora e Igualitária para Todos. “Conhecer os Direitos que nos fazem cidadãos efetivamente é uma questão de Educação, de compromisso com os ideais de liberdade, igualdade e solidariedade” – afirma a professora Lúcia, que recebeu o troféu das mãos do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo Lúcia, o prêmio se deve ao trabalho realizado na rede municipal de ensino, de março a setembro de 2010, com educadores e estudantes do ensino infantil, fundamental, especial, EJA e Mova, visando à conscientização dos direitos humanos. “Começamos com a formação dos educadores, de 2006 a 2008, em parceria com a USP e a PUC, além de palestras com especialistas da área, como o jurista Dalmo Dallari. Por meio de reuniões, envolvemos a sociedade e só depois começamos a trabalhar o tema em sala de aula” – conta.

Sob o tema Linguagem e Arte dos Direitos Humanos, estudantes participaram de um concurso e usaram a imaginação para colocar no papel, em forma de texto ou desenho, sua visão sobre os direitos humanos. O resultado foi bastante positivo e os criadores dos melhores trabalhos receberam uma medalha como incentivo. Uma grande exposição aberta ao público marcou o encerramento das atividades. A verba recebida como premiação do concurso nacional (15 mil reais) será destinada à realização da segunda etapa do concurso municipal, em 2011.

Engajada na luta pelos direitos humanos, Lúcia Queiroz está concluindo seu trabalho de pós-graduação na PUC/SP, em Políticas Públicas e Gestão de Segurança Pública, cujo tema a ser defendido é: Como proteger a dignidade sexual da criança que sofre abuso e violência  sexual doméstica? Segundo a professora, esse projeto envolve a lei 12.015/2009, que tem como papel jurídico proteger também a criança que sofre violência sexual. “Ela tipifica os crimes sexuais e prevê as penas, em vista do enfrentamento à pedofilia” – declara.

Daniela Karin

 

Comentários