Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

13º edição da Corrida do Trabalhador marcou 1º de maio em Taboão da Serra

Por Juliana Ribeiro | 2/05/2018

corridacapa600

Sandra Pereira

A 13º edição da Corrida do Trabalhador realizada nesta terça-feira, 1º de maio na avenida Vicente Leporace, no coração da periferia de Taboão da Serra reuniu mais de 1.500 atletas e autoridades como o prefeito Fernando Fernandes, a deputada Analice Fernandes, a presidente da Câmara, Joice Silva e os vereadores Johnantan Noventa, Dr. Ronaldo Onishi, Priscila Sampaio e Marcos Paulo, o Paulinho, além do idealizador do evento, vereador Cido da Yafarma e as secretarias municipais, Raquel Zaicaner da Saúde e Arlete Silva, Assistência Social.

A corrida do trabalhador é inclusiva. Garante a participação de idosos, pessoas com deficiência e problemas de mobilidade. Este ano a competição incluiu um trajeto com 3 km de caminhada. Os vencedores de todas as categorias foram premiados.

Este ano, além de vários corredores de elite, estiveram presentes também atletas quenianos. O campeão da categoria masculina foi o atleta Rafael Santeramo, que completou o percurso em 18 minutos e 03 segundos. Já na categoria feminina, a atleta Jaciane Barrosos de Jesus chegou primeiro lugar, completando a prova em 21 minutos e 57 segundos.

O vereador, corredor e idealizador do evento José Aparecido Alves, o Cido da Yafarma, conta que o projeto nasceu de forma natural: “Em 2009 eu fiz um projeto de lei que criava a corrida do trabalhador. O prefeito colocou no calendário oficial e, desde então, eu organizo e corro atrás para que dê tudo certo”, ele diz e completa: “Taboão da serra está se tornando um pólo de corrida de rua e a população está percebendo isso, tanto que, neste ano, contamos com a presença de corredores quenianos, além da corredora Auxiliadora, que é a nossa referência neste esporte”.

O vereador acredita que a população sente cada vez mais a necessidade de praticar esportes, em especial a corrida de rua. “Principalmente por ser um esporte muito democrático, onde não é preciso ter nenhuma habilidade, apenas um tênis, uma roupa adequada e a vontade de acordar cedo para correr. Porém, o mais importante aqui não é a competição, mas sim a interação com as pessoas”, afirma.

A corredora Maria Auxiliadora Francisca Venâncio, a Dora, começou no esporte aos 26 anos de idade e hoje, com quase 60, ainda tem fôlego de sobra. Ela conta que aprendeu a correr com Silvio Xavier, um grande incentivador de esportes de corrida de rua. “A partir daí eu comecei na corrida e não parei nunca mais”, ela conta, orgulhosa.

Dora, que é taboanense, se tornou uma atleta reconhecida internacionalmente e Já participou de competições em diversos lugares do mundo, batendo vários recordes, como aconteceu na Corrida de 24 horas, no Sul-Americano, no mundial de 100 km na rua (que até hoje é a 5º maior marca do mundo), no Mundial dos veteranos, dentre outros.

Sobre o sucesso da corrida, a atleta comemora: “Nós estamos na luta há muitos anos para conseguir uma pista e, agora, finalmente conseguimos. São mais de 30 anos correndo aqui em Taboão para provar que nós temos atletas, que existe essa demanda de atletas no município. Há 13 anos o Cido organiza esta corrida, que é muito importante para fortalecer este esporte aqui, em nossa região”, ela diz.

Para a corredora Maria José da Conceição, moradora do Parque Cerejeiras, a corrida foi um grande desafio. Ela, que é deficiente visual, conseguiu competar a prova em 33 minutos. “Eu não estou muito preparada para as subidas, mas gostei muito do percurso e, para mim, foi um treino porque vou correr no brasileiro, em 1º de junho”, ela planeja.

A deputada estadual Analice Fernandes fez questão de comparecer e prestigiar a corrida. “Eventos como este são importantes porque estimulam o esporte na cidade. Acho que o nosso município precisa deste tipo de atividade. Quero colaborar para que, no próximo ano nós tenhamos esta avenida toda reformada para que as corridas sejam feitas mesmo nesse espaço físico. Eu acho que Taboão só ganha com o esporte e com este incentivo”, afirmou.

Para o prefeito Fernando Fernandes a corrida do trabalhador vem melhorando a cada ano. Ele lembra que a corrida já faz parte do calendário de Taboão da serra e observa que em breve fará parte do calendário do Estado de São Paulo, devido a sua importância.

“Todo evento que envolve o esporte é importante, mas, para mim, este é especial e tem um ingrediente a mais, porque traz para esta população um sentimento de cidadania. Além da prática esportiva, eventos como este trazem um sentimento de pertencimento às pessoas que moram nesta cidade. Talvez isso seja o mais importante”, conclui o prefeito.

A presidente da Câmara, Joice Silva, elogiou a corrida e as ações de esporte realizadas pelo secretário Fábio Fernandes.

Confira a classificação:

Masculino:

1º Lugar: Rafael Santeramo

2º lugar: Sérgio Celestino

3º lugar: Edson Tiburcio Alves

4º lugar: Marcos Oliveira Paixão

5º lugar: Willian Salgado Gomes

Feminino:

1º Lugar: Jaciane Barrosos de Jesus

2º lugar: Nilva Pereira da Silva Nunes

3º lugar: Conceição de Maria Carvalho Oliveira

4º lugar: Hildeme Cardoso

5º lugar: Ângela Oliveira Nobre

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.