4º encontro do Leitura Dramática sobre a comédia brasileira será segunda, 30/4, no Cemur

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 29/04/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretária de Cultura e Turismo, em parceira com o grupo União Teatral realiza o quarto encontro do “Leitura Dramática”. O projeto acontece na próxima segunda-feira, 30/4, às 19h, no Cemur - Praça Nicola Vivelechio, 151, no bairro Jd. Bom Tempo.  O intuito é retomar as pesquisas e estudos sobre dramaturgia da comedia brasileira, além de estimular a pratica da leitura e restabelecer uma parceria com o público estudantil.

A peça “O anel de Magalão” tem uma linguagem popular, tipos característicos que permeiam o imaginário do público. João Teité, especialista em “malas-artes”, tenta melhorar na vida a qualquer custo, mesmo que para isso precise enganar seu patrão e a mulher ou lançar mão de “poderes obscuros” para seduzir a filha-herdeira do patrão. Teité ainda conta com seu aliado, Matias Cão, que também tenta se dar bem de qualquer maneira. Outros personagens vão aparecendo ao longo da trama, como Fabrício e Rosaura, que não confessam sua paixão, uma vidente, um italiano muquirana e uma dupla de militares decadentes. Através de elementos da cultura popular, o espetáculo apresenta aspectos da nossa sociedade deixando evidente o tão famoso jeitinho brasileiro.

O autor Luís Alberto de Abreu teve um papel importante por sua atuação pedagógica em núcleos de dramaturgia, na Escola Livre de Santo André e no projeto Oficinão do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte. Ele foi idealizador da Escola Livre de Cinema, Vídeo de Santo André e do Instituto Narradores de Passagem. Sua obra é tema de trabalhos acadêmicos e ensaios. Escreveu e publicou artigos nos quais abordava e elaborava as bases teóricas da própria criação, além de reflexões sobre o teatro contemporâneo em geral e a dramaturgia em especial.

A direção geral será de Ney Rodrigues, a produção Kakau Diogo e Fernanda Fox, os atores serão: Joselito Gaza, Alexandre Matos, Jorge José, Maira Galvão, Eddie Ferraz, Bibi Castilho, Ulysses Gonçalves, Lídia Sant’Anna, Viviane Neres, Valter Costa e Zhé Maria. O espetáculo terá a participação especial de Ricardo Da Hora, Sheila e alunos da dança de salão da Escola de Bailado. O Leitura Dramática acontece sempre na última segunda-feira de cada mês.

União Teatral Taboão

O grupo União Teatral Taboão foi criando em 1997, e montou várias peças como “Este Ovo é um galo”, e “A Morte do Imortal”, de Lauro César Muniz, “A Torre em Concurso”, de Joaquim Manoel de Macedo”, além de projetos com alunos das Oficinas como “Quatro Vezes Martins Pena”. O grupo contabiliza 52 indicações e 38 prêmios, entre eles o Festival do Trabalhador, o IX Festival de Santo André e os festivais de Paraguaçu e Bragança Paulista.

Serviço:
4º encontro do Leitura Dramática - “O anel de Magalão”
Dia: segunda-feira, 30 de abril de 2018
Horário: 19h30
Local: Cemur - Praça Nicola Vivilechio, 151, Jd. Bom Tempo.

Comentários