Chineses vem a Taboão da Serra conhecer programas de Assistência Social

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/12/2010

A cidade de Taboão da Serra, pela terceira vez, foi escolhida pela China para ser exemplo em políticas públicas, dessa vez na área de assistência social. No dia 09 de dezembro, uma comitiva formada por 16 pessoas que trabalham no governo chinês em diferentes regiões do país, visitaram a prefeitura e outros equipamentos para trocar experiências e conhecer os programas de promoção social do município.

A comitiva, liderada pelo vice-diretor do departamento de Serviço Social do Ministério de Assuntos Civis da China, Sr. Zhen Bingliang, foi recepcionada por um grupo de teatro do Liceu de Artes que apresentou um número de dança contemporânea. Depois, os chineses foram recebidos pela vice-prefeita professora Márcia e pela secretária de Assistência Social e Cidadania Arlete Silva acompanhada de outros secretários municipais, que deram as boas vindas ao grupo os presenteando com livros e revistas sobre Taboão da Serra e pó de café, o grão típico brasileiro.

“A assistência social é um desafio no nosso país e também na nossa cidade, mas com o apoio do presidente Lula estamos avançando muito nessa área. È importante ressaltar que não basta dar assistência social tem que garantir também a cidadania. Então esperamos que a nossa experiência possa servir de exemplo para a grande nação chinesa”, disse a vice-prefeita, que recebeu como presente um livro com desenhos dos signos do horóscopo chinês.

Após um café de recepção, a secretária Arlete Silva, conduziu a comitiva para conhecer os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Monte Alegre, de Convivência do Idoso no Jardim Maria Rosa, de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) no Jardim São Paulo e de Reabilitação Social no Jardim Vitória. Para encerrar a visita, a comitiva participou de uma entrega de kit alimentos, promovida pelo Centro de Triagem.

Para a secretária Arlete Silva, a visita foi muito produtiva. “Eles gostaram muito do que viram e mostraram que na China também existem problemas semelhantes aos nossos. Agora eles vão estudar os nossos projetos e adaptá-los para implantar nas cidades de lá. Para nós de Taboão da Serra é um orgulho enorme, servir de exemplo para essa nação milenar”.

Por Nely Rossany / Foto: Ricardo Vaz

Comentários