Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Viveiro Municipal promove ação de reciclagem de óleo em Embu

Por Juliana Ribeiro | 25/04/2018

descarte

Fernando Madeira Após o uso, o óleo deve ser descartado, pois deixa de ser apropriado para consumo e pode causar danos à saúde.

O Viveiro Municipal, localizado em Embu das Artes, está promovendo a ação Reciclagem de Óleo, que permite a qualquer pessoa trocar o óleo de cozinha usado por uma planta.

Segundo a coordenadora da empresa Maria Cícera Feitosa, o objetivo da ação é conscientizar. “Na maior parte das vezes, o óleo usado vai parar nos córregos, contaminando a água e o solo. Então esta ação tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto, para que a gerações futuras não sofram as conseqüências das ações atuais, que tanto prejudicam o meio ambiente”, diz.

Ainda de acordo com Maria Cícera, todo o óleo coletado pelo Viveiro Municipal é recolhido por uma empresa especializada, que reutiliza o material na produção de diversos produtos, inclusive maquiagens.

Pessoas interessadas em realizar a troca podem comparecer ao Viveiro Municipal, que está localizado no Parque do Lago Francisco Rizzo, das 7h as 16h, na rua Alberto Giosa, 300, bairro do Quinhaú, em Embu das Artes.
Para mais informações: (11) 4704-5948

Porque é importante o descarte correto do óleo vegetal

Segundo informações do EcoABC, o óleo vegetal está presente em todas as cozinhas e é utilizado para diversos pratos, principalmente em frituras. Após o uso, este óleo deixa de ser apropriado para consumo e pode causar danos à saúde, com isso ele é descartado.

A prática mais comum de descarte usadas nas residências é o despejo do óleo diretamente no ralo da pia, no solo ou no lixo comum. Todas essas formas de descarte podem trazer sérios danos ao meio ambiente, como: entupimento das tubulações, proliferação de micro-organismos causadores de doenças, contaminação de rios, impermeabilização do solo, dentre outras.

Saber que é possível reciclar o óleo vegetal usado é fundamental para minimizar os impactos que este causa no meio ambiente.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.