Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Quer estudar na Etec de Taboão ou Embu? Fique atento ao prazo de inscrição

Por Da Redação do Jornal na Net | 24/04/2018

etec900

Sandra Pereira

Os estudantes de Taboão da Serra interessados nos cursos da Etec devem ficar atentos ao prazo de inscrições do processo seletivo das para o segundo semestre de 2018. As inscrições para o Vestibulinho das Etecs começam nesta terça-feira (24) e seguem até 25 de maio. O exame será realizado no dia 24 de junho.

A Etec de Taboão da Serra vai oferecer 40 vagas no curso de Desenvolvimento de Sistemas, para o período noturno. Já a Etec de Embu vai abrir 40 vagas para os cursos de Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Logística e Redes de Computadores.

O Vestibulinho traz como novidade a oferta de dois cursos técnicos inéditos. O de Arquivo, resultado da parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, será oferecido na Etec Parque da Juventude, na capital paulista. Já o de Desenvolvimento de Sistemas será ministrado em 75 Escolas Técnicas de diversas regiões do Estado.

O processo seletivo oferece 47,3 mil vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo.

Além das Escolas Técnicas, participam do Vestibulinho para o próximo semestre as classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec, pela parceria com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Especialização

As 195 vagas para Especialização de nível médio são distribuídas entre cinco cursos: Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Panificação e Confeitaria; e Radiocomunicação.

Os interessados em fazer a inscrição devem ter concluído o Ensino Médio e cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Vagas remanescentes

O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos: Administração online, Automação Industrial, Contabilidade, Eletrônica, Guia de Turismo online, Informática para Internet, Mecatrônica, Meio Ambiente, Química e Serviços Jurídicos.

O candidato deve ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

Para se candidatar a um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre é necessário ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio regular. Quem já fez ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve apresentar uma das seguintes certificações: conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

No ato da inscrição, o candidato ao primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 27,80. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.

As Etecs disponibilizarão equipamentos necessários aos interessados em fazer a inscrição no Vestibulinho. Cabe ao candidato entrar em contato com a unidade para saber o horário de atendimento para essa finalidade.

24/05/2018

Secretária Municipal de Educação suspende aulas desta sexta 25 em Itapecerica

A Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra  emitiu comunicado no fim da tarde...

23/05/2018

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje

Termina hoje o prazo para os candidatos do Enem, pagar a taxa de inscrição que é de R$ 82. O...

22/05/2018

Prefeitura de Itapecerica realiza formação de cursos profissionalizantes

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realizou a formatura dos cursos do Centro...

21/05/2018

Mais de 800 livros são doados durante evento em Taboão

A Secretaria de Cultura de Taboão da Serra promoveu, na última sexta-feira, 18, o evento...

20/05/2018

Univesp: inscrições para Vestibular do 2º semestre começam amanhã (21)

Entre 21 de maio e 19 de junho, os interessados em concorrer a uma das 18.250 vagas da...

18/05/2018

Prefeitura de Itapecerica amplia projeto de Educação para o Trânsito nas escolas

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Itapecerica da Serra tem ampliado o projeto de...

14/05/2018

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica

Vai até o dia 18 de maio o prazo para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) se...

14/05/2018

Depoimentos em formatura do Lado a Lado revelam que cursos são opção de renda

Mais de 400 alunos dos cursos profissionalizantes do Projeto Lado a Lado participaram da...

11/05/2018

Coleção Jovens Leitores já está sendo entregue para alunos de Taboão

Pelo quinto ano consecutivo a Prefeitura de Taboão da Serra está incentivando os alunos da Rede...

26/05/2018

Caminhoneiros mantém bloqueio na BR e recebem apoio de moradores de Embu

A greve dos caminhoneiros, que teve início na segunda-feira (21), continua na rodovia Régis...

26/05/2018

Audiência Pública irá avaliar prestação de contas da saúde pública em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na próxima...

26/05/2018

Fórum do Maio Amarelo buscou conscientizar população sobre segurança no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu no último sábado, dia 19, o 1º Fórum do Maio...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.