Embu das Artes recebe mais um prêmio na área da saúde

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 20/04/2018

Referência no tratamento da tuberculose e com um dos maiores índices de cura do Estado de São Paulo, Embu das Artes recebeu mais um prêmio pelo combate à doença. O reconhecimento se deu no Fórum Estadual de Tuberculose, evento dedicado ao Dia Mundial da Tuberculose, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na ocasião, a cidade foi premiada pela cobertura de teste de HIV realizado para os casos de tuberculose, em 2017, alcançando uma cobertura de 98%.

A meta mínima estabelecida era de 90%. Segundo Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância em Saúde, a tuberculose, quando não detectada e tratada em tempo hábil, é uma das principais causas de óbito em pacientes com HIV.

Se você está com tosse há mais de 15 dias, sendo fumante ou não, procure uma unidade básica de saúde para fazer o exame de escarro. A tosse é o principal sintoma da tuberculose, doença infecciosa, que pode atingir qualquer órgão ou tecido do organismo, mas a forma clínica mais frequente é a pulmonar. Ela é transmitida, principalmente, através de tosse e espirro, e pode apresentar os seguintes sintomas:  febre, perda de peso, falta de apetite, suor noturno e cansaço.

Comentários