Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Os planos de expansão da pedreira em Itapecerica da Serra: como afeta a população e o meio ambiente

Por Silvia Martins Comunicação - SEAE | 19/04/2018

mpre

Divulgação / Associação Etcétera e Tal A reunião é aberta ao público interessado e contará com a presença da SOS Mata Atlântica.

A pedreira localizada no bairro de Itaquaciara, ao sul de Itapecerica da Serra, município da Região Metropolitana de São Paulo, apresentou para a população, em dezembro de 2017, os planos para a expansão da extração de granito. Trata-se de uma área equivalente a cerca de 19 campos de futebol.

O projeto é polêmico, pois o local está em área de mananciais: possui nascentes e lagos naturais e pertence ao conjunto de Bacias Hidrográficas da Represa Guarapiranga, protegido por Legislação Estadual nº 12.233. Possui também vegetação predominante de Mata Atlântica, com toda a biodiversidade do bioma, incluindo animais de grande porte ameaçados por extinção, como onça parda, macaco bugio e bicho-preguiça, entre outros. 

Outro ponto sensível é o fato de que, por tamanha riqueza e localização geográfica, Itapecerica da Serra compõe a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, que juntamente com outros 38 municípios atua para a refrigeração do clima, manutenção de fauna, flora e qualidade de vida dos moradores da Grande São Paulo.

No comando da pedreira está a empresa Votorantim Cimentos, do grupo Votorantim S/A, que encomendou um Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA RIMA) com a empresa Prominer Projetos, finalizado no ano de 2014. O levantamento foi apresentado para a população em 14 de dezembro de 2017, porém com algumas informações contraditórias, como a quantidade de novos empregos. 

No EIA RIMA consta a informação da criação de cerca de 20 novos empregos, para dobrar a produção, atualmente em 1,5 milhões de toneladas de granito por ano. Já na audiência pública, o representante da Prominer, Ciro Ricciardi, afirmou que vão "manter a produção atual e com isso não haverá necessidade de novas contratações".  

Em nota, a assessoria de imprensa da Votorantim Cimentos informou que a empresa colabora com o desenvolvimento da cidade e fará as "compensações ambientais de acordo com Lei Federal e Estadual, além de criar 25 programas ambientais para prevenir ou minimizar os impactos ambientais". Informou ainda que a expansão vai "garantir a manutenção dos cerca de 80 empregos atuais e, caso não seja aprovado o licenciamento, a previsão é de suspensão da operação nos próximos anos, com consequentes desligamentos e efeitos negativos para a região". 

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu - SEAE, que atua na região oeste da Grande São Paulo, por meio do presidente Rodolfo Almeida, analisa que "um projeto de tal magnitude deve ser discutido com a população, com a realização de oficinas para propostas dos munícipes e estudos minuciosos que comprovem que as ações de contrapartida realmente compensarão a supressão de fauna, flora, água e pureza do ar.

Reunião para a população na Câmara de Vereadores

O grupo "Preservar Itapecerica da Serra", que conta com participantes das áreas social, ambiental, da saúde, da educação, de engenheiros e arquitetos, tomou a iniciativa da reunião para ajudar a informar a população e, em conjunto, analisar todos os impactos, que ultrapassam a esfera ambiental. 

"A partir da reunião de sábado vamos ver o que as pessoas presentes vão reivindicar, mas vimos potencial muito grande na região para o turismo ecológico, pesquisa e educação ambiental. A preservação de uma riqueza impressionante como esta, tem capacidade de gerar centenas de empregos e é pouco cuidada pela municipalidade", comenta a moradora Adriana Abelhão.

A reunião é aberta ao público interessado e contará com a presença da SOS Mata Atlântica.

Evento: Reunião para a população conhecer e discutir os planos de expansão da pedreira do bairro de Itaquaciara: impactos locais e regionais para a população e para o meio ambiente

Quando: No próximo sábado (21), das 10h às 13h

Local: Câmara de Vereadores de Itapecerica da Serra: Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres - 147 - Centro, Itapecerica da Serra

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.