Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Moradores de área de risco lotam Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 8/12/2010

moradia

Sandra PereiraVereadores defenderam permanência das famílias na área considerada de alto risco pelo IPT

Em meio às discussões e manobras na briga pela mesa diretora da Câmara de Taboão da Serra um grupo de famílias do Jardim Record  esteve na sessão para buscar o apoio dos vereadores. As famílias vivem numa área considerada de alto risco pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

De acordo com o laudo do IPT  entregue à reportagem do Jornal na  Net por um morador que parecia não entender bem o seu significado o local tem 35 moradias em local de alto risco, 30 em uma área de médio risco e outras 19 em uma área considerada de baixo de risco.

Como normalmente acontece na cidade, com a Câmara lotada os vereadores fizeram discursos em favor da população presente. Em tom de indignação os parlamentares disseram apoiar a luta das famílias que segundo eles vivem em condições subumanas no local, que de acordo com o IPT ainda corre risco de desabamento no período chuvoso.

Sem entender que a Câmara estava vivendo uma verdadeira guerra interna, os moradores da área de risco diziam acreditar que os vereadores resolveriam o problema deles, que se complicou ainda mais depois que a Justiça determinou à prefeitura a retirada das famílias das áreas de risco a fim de evitar tragédias durante o período chuvoso, que já se iniciou.

Como vereador mais ligado aos movimentos de moradia na cidade, Paulo Félix foi o primeiro a discursar em defesa da permanência dos moradores na área de risco. Na fala dele os moradores aplaudiram e gritaram em uma só voz: o povo unido jamais será vencido.

No meio do movimento alguns usavam um crachá no qual estava escrito a frase “sou amigo de Paulo Félix”.

Logo depois, o vereador Carlos Andrade mostrou fotos das casas dos moradores presentes, que segundo ele estão em situação de calamidade. Ele criticou duramente a decisão de retirar as famílias do local e disse que não vale à pena ser vereador se não for para estar ao lado do povo simples num momento como esse.

O presidente da Câmara, José Luiz Elói, também saiu em defesa dos moradores e disse que vai apoiar a luta deles para permanecer nas casas.

Os discursos dos vereadores satisfizeram os moradores da região. Eles voltaram para suas casas com a certeza de que terão apoio dos vereadores para permanecer na área condenada pelo IPT. Como disse uma moradora do local à nossa reportagem, “se não chover vai ficar tudo bem”.

Ela contou que mora numa das casas consideradas de alto risco e disse que as equipes da prefeitura estiveram no local para oferecer o bolsa aluguel e o auxílio necessário para que ela e a família deixassem o barraco de madeira onde vive com os cinco filhos. A família se recusou alegando que tudo o que possuem está no barraco. Mesmo assim, a moradora confirmou que tem medo que a chuva forte provoque uma tragédia na região.

“Medo a gente tem. Mas Deus é que cuida de nós”, afirmou olhando para o céu. “Os vereador vai ajudar nós agora”, completou.

Enquanto ela conversava com a nossa reportagem os vereadores tiravam fotos segurando no colo os bebês que moram na área.

alberto O. Cardoso

Sempre novas promessas, das velhas raposas que sao esses vereadores de Taboao da Serra. Enquanto a populaçao nao acordar para a realidade que existe hoje em nossa cidade, esses velhacos continuarao com seus desmandos, enganando o povo mais sofrido da nossa cidade. A nossa vingança sera nas proximas eleiçoes, nao eleger nenhum deles, pois de promessas ja estamos de saco bem cheio.

RUA TORRES

... que tal a prefeitura asfaltar a rua torres, no jardim record, como o prefeito de Taboão da Serra que nunca cumpre oque fala prometeu?

Fabiana

Esses vereadores já foram questionados se vão assumir a culpa quando familias perderem seus filhos soterrados? Quanta ignorância!

manuel ramos

E o povo virou massa de manobra. Será que não dói usar as pessoas assim? Político tem alma? Tem coração? Acorda Taboão da Serra!

sidney

Velhas rapozas usando suas mais traiçoeiras artimanhas, me faz lembrar do coronelismo que tanto atrapalhou nosso desenvolvimento. quem esteve presente na camara ontem viu que tudo não passou de uma atitude golpista, tentativa de levar a presidencia no TAPETÃO. muitos dos moradores levavam o nome de vereadores no peito. ISSO NÃO PODE ACONTECER NOS DIAS DE HOJE.

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.