Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Regimento trava sessão da Câmara em Taboão

Por Sandra Pereira | 8/12/2010

reg

Sandra PereiraVereadores usaram regimento e conseguiram impedir votação da mesa diretora

Numa sessão atípica marcada por uma verdadeira guerra de nervos na qual saiu na frente o grupo de vereadores denominado de alto clero, o regimento interno da Câmara foi usado com precisão para travar a sessão que iria escolher a nova mesa diretora da Casa. O vereador Olívio Nóbrega fez jus a experiência acumulada nos seis mandatos parlamentar invocando artigos do regimento interno para prolongar o começo da sessão até às 20 horas, extrapolando o prazo regimental para a escolha da nova mesa.

Imediatamente após o horário da votação da mesa diretora expirar uma rajada de fogos de artifício soou em comemoração. Ninguém soube explicar quem soltou os fogos e nem porque. O presidente da Câmara, vereador José Luiz Elói, disse que não ouviu os fogos, mas o público presente dizia que o barulho parecia vir dos fundos da Câmara Municipal.

 A habilidade do vereador Olívio Nóbrega de utilizar o regimento para impedir a votação deixou boquiabertos os parlamentares novatos que assistiram paralisados o fim do prazo regimental para a realização da votação. Ele começou invocando o artigo 103, depois usou o 125 parágrafo 4 e foi para o  124, parágrafo 5.

Cada vez que Nóbrega invocava um artigo do regimento o vereador e advogado Alexandre Depieiri folheava as páginas do documento parecendo tentar entender o que acontecia ao seu redor.O baixo clero, grupo ao qual ele pertence tinha a quantidade de votos necessários para eleger a nova mesa diretora da Câmara, mas ficou claro que não possuía o conhecimento necessário do regimento da Casa para responder as investidas do outro grupo.

Enquanto Olívio Nóbrega invocava o regimento Paulo Félix andava de um lado do plenário para o outro. Chegou a dizer aos jornalistas que ainda que a sessão durasse 18 horas a votação não aconteceria. Carlos Andrade não tratou do assunto abertamente, mas também deixou vários alertas em suas idas à Tribuna. Valter Paulo, na leitura do texto bíblico escolheu uma passagem em que se falava de traição e leu um texto na íntegra, diferente do que acontece normalmente. Elói e Maurício André, sentado como de costume na mesa diretora, conversavam entre si a maior parte do tempo.

“Temos um regimento e todos são reféns dele”, explicou Elói ao ser questionado pelos vereadores do baixo clero.

Quase tudo na sessão desta terça foi diferente. Logo no início, quando Olívio Nóbrega pediu a verificação nominal dos vereadores o clima era de mistério. Depois a ata da sessão anterior precisou ser lida, sob a alegação de que seria preciso corrigir um erro cometido pelo funcionário responsável pela sua elaboração, que teria suprimido dela uma informação referente a empresa Bonauto.

Nesse instante os vereadores tornaram público que a sessão teve duas pautas elaboradas. Por causa disso, imediatamente após a abertura dos trabalhos houve reunião de líderes.

Um dos pontos marcantes foi quando o vereador Valter Paulo iniciou a leitura da ata. Com a voz ainda mais pausada que o seu habitual ficou claro que a votação da mesa não aconteceria e tudo dentro do regimento, demonstrando na prática que o vereador deve ter o instrumento na ponta da língua.
10º

joao ninguem

Onde fica o artigo 25 da Lei Orgânica do Município?

Paulo amorim de castro

isso e uma polca vergonha um bando de marmanjo brigando pelo poder pra que se na hora que esta la nao fazem nada mais de uma coisa eu sei o meu Deus um dia cobrara tudo isso principalmente desses que se dizem criatao como Valter Paulo e Arnaldo.

Professor Douglas

Ratifico o depoimento de Los Angeles Lopes, precisamos de uma RENOVAÇÃO COM QUALIDADE na Câmara....2012 está chegando, pensem nisso!!!!

Los Angeles Lopez

Taboanenses está no hora de RENOVAÇÂO NA CAMARA PROXIMA ELEIÇÔES VAMOS POR GENTE NOVA CHEGA DE ARCAICOS, TABOÃO MERECE VEREADORES SAÚDAVEIS!

Los Angeles Lopez

bom dia ! gostaria de saber qual motivo que o Dr. andré está sempre sentado na mesa do presidente pelo que me consta não e´verador , ai os veradores podem alegar que o convidam a compor a mesa , porque então os NOBRES VEREDORES A CADA SESSÃO NÃO CONVIDAM UM MUNICIPE?

Carlos

Os vereadores de Taboão tem o costume de vencer no grito. Porque não cumprem o direito dos funcionários. Tem gente passando apertado com a situação, sem cesta, sem o tiket, sem nada. Mas o Maurício Andre toda sesão tá lá. Será que é de graça? O povo de Taboão pensa melhor na hora de vota.

DJ.louco

E ja faz dois meses que os fucionarios não recebem os vale alimentação, serrá que tem algum rambo preso na mesa, a palavra e essa mesma?

Daniela

afinal quem e o novo presidente da Câmara?! havera outra votação?! que palhaçada e essa meu Deus em que cidade estamos vivendo!

Resposta:A votação poderá acontecer  na terça-feira que vem (dia 14/12).Mas o clima politico da Casa  ainda não é dos melhores.

sidney

É claro a manobra que estão tentando fazer, só esquecem que os tempos mudaram e a justiça atuará neste caso. Uma pergunta O dr. Maurício é Vereador? porque em todas as sessões ele está na mesa?

Levy

Tem coisa que só no Taboão têm:Vereador sem Mandato TEM,CORRUPÇÃO TEM,DITADURA NA CAMARA TEM. UM GURU ME FALOU QUE A COISA É TÃO BOA QUE TEM GENTE QUE VENDE ATÉ A MÃE, PRA NÃO PERDER A MESA. ESSA É Á TABOÃO QUERIDA!

29/05/2017

FF sinaliza que poderá dar abono para os servidores públicos em Taboão

O prefeito Fernando Fernandes sinalizou com a possibilidade de conceder abono salarial aos...

27/05/2017

Prefeito Fernando Fernandes e deputada Analice inauguram abrigo municipal

O prefeito Fernando Fernandes e deputada estadual Analice Fernandes inauguraram na quinta-feira,...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

29/05/2017

Acidente com um vítima fatal travou o trânsito na Régis Bittencourt em Taboão

Uma pessoa morreu por conta de um acidente grave envolvendo 5 veúlos no começo da noite deste...

29/05/2017

FF sinaliza que poderá dar abono para os servidores públicos em Taboão

O prefeito Fernando Fernandes sinalizou com a possibilidade de conceder abono salarial aos...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.