Taboão da Serra recebe a 10ª edição do Circuito SESC de Artes na Arena Multiuso

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 12/04/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe pelo quarto ano consecutivo a 10ª edição do Circuito SESC de Artes, das 16h às 21h30, na Arena Multiuso, localizada na estrada Tenente José Maria da Cunha, no bairro Jardim Record, no dia 21 de abril.

Segundo o secretario de Cultura e Turismo, Israel Luciano, o evento tem a missão de colaborar com o acesso do público às diversas atividades culturais. “O Circuito SESC de Artes tem o contato com a população e as diferentes manifestações artísticas, além de despertar o interesse pelas diferentes linguagens apresentadas”, disse.

A 10ª edição do Circuito SESC de Artes conta com cerca de 400 artistas, 1000 apresentações e mais de 600 horas de atividades em espaços públicos de 120 cidades no Estado de São Paulo. O evento contempla 14 roteiros diferentes e itinerantes, além de envolver 80 trabalhos artísticos.

De acordo com a produtora cultural, Regina Azzulini, o circuito tem como objetivo aproximar as atividades culturais da população em espaços públicos. “Essa parceira é sempre bem-vinda e interessante, pois além de atrações culturais de qualidade, é um momento de lazer em família”, comentou.

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a décima edição do Circuito SESC, que se apresenta também em outros municípios, envolve diversos trabalhos artísticos, todos gratuitos e livres para todos os públicos. Confira todas as atrações que estarão na cidade:

CIRCO

Projeto Fusões / Experimentos

NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

Depois que cada um dos malabaristas Cesar Lopes, Duba Becker e Fernando Proença apresenta seu número individual, com seu equipamento e técnica, começa um jogo cômico em que o público é convocado a propor desafios cada vez mais difíceis aos três artistas, sem nenhum combinado prévio. A habilidade dos artistas é colocada à prova nesse duelo com o público.

Vivendo Malabaristicamente

NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

Os artistas do Núcleo de Experimentos Malabarísticos, recebem o público para divulgar a arte do malabarismo, sem limite de idade ou habilidade física para experimentar.  Eles utilizam claves e bolinhas de malabares para praticar os primeiros exercícios de treinamento dos participantes.

DANÇA

PowPowPow

Bollywood Clown (SP)

Em um programa de auditório interativo realizado ao ar livre, um grupo de performers e palhaços cruzam a comédia circense com a música e as coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar de jogos de improvisação e humor, além de aprender as coreografias.

MÚSICA

Grupo Bongar (PE)

O grupo apresenta os festejos do Terreiro Xambá, de Olinda (PE), em uma celebração da diversidade das raízes indígenas e africanas por meio de sua arte, espiritualidade e ritmo. O coletivo divulga a cultura do coco da Xambá, a batida característica do próprio terreiro e identificada pelo rufar da alfaia de tronco de macaibeira, junto com os ritmos tradicionais do Candomblé.

Gabinete de curiosidades e habilidades

Projeto cenográfico: William Zarella

Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades. Compõem a programação do Gabinete:

LITERATURA

Tipo, tipo

Gilberto Tomé e Heloísa Etelvina (SP)

Os participantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar a tipografia, técnica que deu origem a impressão de livros e dos jornais, por exemplo. Com a orientação dos artistas Gilberto Tomé e Heloisa Etelvina, o público cria sua própria publicação com tipos textuais e clichês de imagens, que serão montados em composição no prelo e, ao final, poderá levar sua impressão para casa.

Palavra + Imagem

Coletivo Rodas de Leitura (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

CINEMA

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

ARTES E TECNOLOGIAS

Craques da Robótica

Escola Yadaa (SP)

Nesta oficina, os participantes acompanham a montagem, a programação e interagem com robôs Mindstorms, que terão o objetivo final de chutar uma bola em direção ao gol. A cada rodada, a dificuldade do trajeto para chegar ao gol aumenta. A Escola Yadaa foi fundada por um ex-engenheiro da Nasa e busca preparar jovens para um futuro tecnológico, criativo e inovador.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2018

Local: Arena Multiuso- Estrada Tenente José Maria da Cunha, 521, Jardim Record, Taboão da Serra

Data: 21 de abril - sábado

Horário: 16h às 21h30

Entrada Gratuita

Comentários