Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão da Serra

Por Juliana Ribeiro | 12/04/2018

autismocapa900

Sandra Pereira

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no sábado, 7, no Cemur, pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi em parceria com a prefeitura de Taboão, OAB e movimento Pró-Autista. O evento faz parte das atividades da Semana de Conscientização do Autismo no município e já se tornou tradição, sendo considerado o maior da região. O objetivo do encontro foi de promover uma ampla conscientização sobre o tema. O encontro contou com a participação do juiz Nelson Casalleiro, da presidente da Câmara de Taboão, Joice Silva, que salou em nome dos vereadores da Casa de Leis, do vice-prefeito Laércio Lopes, e de representantes da deputada Analice Fernandes.

Durante o encontro os participantes puderam assistir as diversas palestras, que abordaram assuntos como educação, saúde e direitos e garantias dos autistas.

Há cinco anos Taboão da Serra abandonou a obscuridade do desconhecimento sobre o autismo com a aprovação da Lei 2195/2014, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi, criando a semana de conscientização sobre o Autismo. Desde então, as secretarias de Saúde e Educação se uniram ao vereador na realização deste evento, que a cada ano cresce em qualidade e participação do público.

“Nosso encontro já se tornou tradição. É a maior atividade de conscientização da causa autista em toda a região. Todos os anos aprendemos mais e conhecemos novas experiências”, observa o vereador Dr. Ronaldo Onishi.

De acordo com a secretaria de Saúde Raquel Zaicaner, Taboão da Serra é um dos poucos municípios que dá visibilidade a questão do autismo. “As estatísticas americanas falam que, para cada 68 pessoas, uma nasce autista. É um número muito alto e, se utilizarmos estes dados, teria aqui em Taboão 4.191 autistas, em diferentes graus”, revela.

Raquel explica que é preciso trazer ao conhecimento da sociedade que esta não é uma questão apenas de quem teve um filho autista, mas sim de todos nós: “toda sociedade tem que se organizar para acolher as diferenças, para acolher a cada cidadão na sua potencialidade e na sua necessidade, a não reconhecer somente a deficiência, mas reconhecer a eficiência e o potencial que esta pessoa tem”, enfatiza.

A dona de casa Magda Bonfim foi uma das pessoas que motivou a criação da lei da Semana do Autismo em Taboão da Serra. Ela, que tem uma neta com autismo, diz que fica muito feliz pela conscientização sobre o assunto no município. “Antes não se falava quase nada em relação ao autismo e hoje já falam sobre o tema em todos os lugares e isso é muito bom!”, Magda comemora.


Para o gerente do Centro de Ação Psicosocial - CAPS de Taboão Adilson Pereira, um evento como este é muito importante porque contribui para que as pessoas entendam como é trabalhar e conviver com a criança que tem o Transtorno do Espectro Autismo (TEA). “Para os pais e mães que ainda tem dificuldade de se relacionar com a criança, aqui foram apresentadas diversas palestras importantes, com informações sobre os direitos que a criança tem legalmente pelo fato de ter este diagnóstico, por exemplo. A informação é sempre um ganho, nunca é demais”, ele diz.

O professor e coach Educacional Fábio Oliveira, que foi um dos palestrantes, encerrou o evento tratando de assuntos importantes como inclusão, adaptação curricular, crenças limitantes e sobre os ajustes que são necessários no âmbito escolar.

“Quando falamos sobre o autismo, temos que pensar na reconstrução, pois é preciso desconstruir aquilo que nos foi dado como um formato único para reconstruir. Se eu conseguir fizer isso, eu consigo fazer a inclusão”, ele diz e finaliza: “Não é o que eu quero, não é como eu faria, mas sim aquilo que ele pode lhe ofertar. É pensar que nenhum aluno é igual ao outro, portanto as respostas podem ser diferentes”.

23/04/2018

Prefeito Fernando firma parceria com MP para implantação da Patrulha Guardiã

O prefeito Fernando Fernandes assinou na quinta-feira (3), o Termo de Cooperação com o...

21/04/2018

Governo diz que terá de adiar reajuste de servidor para fechar contas em 2019

Para tentar impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano...

21/04/2018

Vereador Marcos Paulo elogia atuação da GCM em Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo vem usando a tribuna da Câmara Municipal para elogiar o trabalho...

21/04/2018

Câmara Municipal aprova título de Cidadão Taboanense para o padre Weliton Angeli

Na sessão da última terça-feira, dia 17, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por...

21/04/2018

Presidente Joice Silva e as vereadoras Priscila e Rita receberam prêmio

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva e as vereadoras Priscila Sampaio e Rita...

20/04/2018

Anderson Nóbrega é nomeado novo secretário de esportes em Embu das Artes

Na tarde da última quinta-feira (19), em Embu das Artes, o prefeito Ney Santos nomeou Anderson...

18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

24/04/2018

Cresce a participação dos homens nas tarefas domésticas, diz IBGE

Os cuidados com a casa e a distribuição de afazeres domésticos continuam desiguais no Brasil....

24/04/2018

Governo de SP quer vacinar 10,7 milhões de pessoas contra a gripe

O governador Márcio França participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da campanha...

24/04/2018

Maioria dos brasileiros até 14 anos vivem em situação de pobreza

Mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.