Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Restrição de caminhões em Taboão reduziu tráfego

Por Sandra Pereira | 7/12/2010

caminhao_1

Sandra PereiraCaminhões devem ficar atentos ao novo horário de circulação em Taboão

O primeiro dia de funcionamento da restrição do tráfego de caminhões nas ruas e avenidas de Taboão da Serra foi considerado tranquilo pelo o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira. Ele disse que a medida resultou na redução de 47% do tráfego de veículos pesados e contou com o apoio de caminhoneiros e das transportadoras da cidade. Desde o dia 6 de dezembro os caminhões só podem circular em Taboão de segunda à sexta-feira das 21h às 05h da manhã e sábado das 14h às 10h.

O secretário justificou que nos próximos dias não serão aplicadas multas nos veículos que porventura descumprirem os novos horários de circulação de caminhões na cidade.
A partir de agora os caminhões que entrarem em Taboão terão que portar um Requerimento de Cartão Caminhão (RCC), autorização especial que o isentará de multas dentro da cidade.

“Fiscalizar não é só multar é educar e orientar também”, observou, lembrando que a cidade ficou refém da medida adotada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab proibindo a circulação desses veículos pesados nas grandes avenidas da São Paulo.A decisão de Kassab empurrou o problema para Taboão e a cidade teve que encontrar meios próprios para minimizar o impacto negativo.

“Taboão ficou refém da medida de Kassab. Ele errou ao realizar uma mudança tão importante sem conversar com a região metropolitana, mas quero ressaltar que a decisão foi salutar”, defendeu Claudinei Pereira.

O caminhoneiro poderá fazer o cadastro do RCC no site da prefeitura. O formulário também está disponível na Semutrans (4787-3620), no Deptrans (Departamento de Trânsito) – Disk Transito 118 e no Atende (Central de Atendimento ao Cidadão). Com isso o requerente receberá um cartão que o isentará da restrição à circulação no município.

“O motorista vai preencher o RCC, o que autorizará a circulação do seu veículo no município. Esse RCC valerá apenas para os caminhões da cidade e os que a usam na logística de entrada e saída para as transportadoras, o comércio e indústria local”, explicou o secretário.

Claudinei Pereira lembrou também que, “os demais veículos pesados que utilizam o município como rota de passagem terão que se enquadrar nos horários estabelecidos por Lei, de segunda à sexta-feira das 21h às 05h da manhã e sábado das 14h às 10h. Essa é a maneira mais sensata que encontramos de não proibir de vez o fluxo desses caminhões em Taboão”.

Sobre um possível trânsito que pode ser formar no horário noturno por conta dessas mudanças o secretário comentou que, “esses congestionamentos não irão acontecer porque nesse período os caminhões terão melhor opção no circuito BR116, Francisco Morato e Elizeu de Almeida”.  
Para o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, o município está sofrendo um desgaste da malha viária e um aumento significativo da frota com a chegada desses caminhões em Taboão. “Não podíamos apenas cruzar os braços e deixar como estava”, enfatizou o prefeito.

Atividades que devem requerer o RCC:

Acesso a estacionamento próprio; cobertura jornalística; ccoleta de lixo; concretagem; concretagem-bomba; correios; feiras livres; mudanças; obras e serviços de emergência; obras e serviços de infra-estrutura urbana; prestação de serviços públicos essenciais; remoção de entulho e transporte de caçambas; remoção de terra em obras civis; serviços de sinalização emergencial de trânsito;socorro mecânico de emergência; transporte de produtos alimentícios perecíveis.

Richard Schubert

Meu pai é caminhoneiro e esta ficando se alternativas para chegar em casa. Imagine chegar de uma viagem de 3000km as 10h e ter de esperar até as 21 para poder ir pra casa. Os caminhoneiros deveriam combinar uma greve geral, sem bagunça, sem protesto, apenas ficar em casa uma semana sem ir trabalhar. não iria atrapalhar ninguém, nem o transito e todos sentiriam os efeitos da falta dos caminhoneiros.

ilton Cesar Gonçalves

Eu acho que o tamanho dos produtos deveriam ser reduzidos, porque assim poderiam ser transportados por carros não é mesmo. Já que caminhão é visto como algo que atrapalha, essa seria a solução ....... que ótima solução nãp ????

Resposta a carmine

Fácil, é só vender os 4 caminhões e comprar 8 VUC's ou 16 Fiorinos. Dessa forma, vc se livra da restição em Taboão e em SP

Carmine Barros de Stefano

Preciso saber como que eu faço para cadastrar (4) quatro caminhoes do supermercados columbus. Esta empresa esta situada a mais de 10 anos na cidade. Os caminhoes sao para trazer ceasa e algumas mercadorias. Fico no aguardo, qualquer duvida ligar por favor para Carmine (11) 41379833. Obrigado pela atenção.

11/08/2017

Prefeitura de Embu busca parceria com o DETRAN – SP

Com o objetivo de melhorar as questões administrativas no município de Embu, que envolvem tanto...

09/08/2017

Com obras de retorno, Jardim Pirajuçara vai ganhar fluidez no trânsito

A prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade à série de obras para melhoria do trânsito,...

08/08/2017

Indicação de condutor infrator pode ser feita pelo site do Detran.SP

Quem recebeu multa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) por uma...

08/08/2017

Motociclista de Taboão morreu e teve perna arrancada em grave acidente

Mais um morador de Taboão da Serra morreu vítima de um grave acidente de trânsito. Na tarde...

07/08/2017

Tragédia: 3 pessoas morreram e 2 ficaram feridas em acidente perto da Régis

Um grave acidente de carro deixou três pessoas mortas na madrugada deste domingo (6) nas margens...

02/08/2017

Régis Bittencourt voltou a ser fechada em novo protesto contra Temer

Manifestantes contrários ao presidente Michel Temer ocuparam trechos das principais vias que dão...

30/07/2017

Cido comemora conquista de duas lojas de recarga do BOM para Taboão

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, (DEM) comemorou a instalação de dois pontos de recarga...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

21/07/2017

Prefeitura de Taboão intensifica fiscalização no transporte público

Extintores descarregados, saída de emergência sem lacre, vazamento de ar,lanternas danificadas,...

17/07/2017

Ruas do Santo Eduardo, em Embu das Artes recebem mutirão

As equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana estiveram no Jd. Santo...

20/08/2017

Polícia prende homem que em "saidinha" do dia dos pais não retornou ao presídio

PM efetuou a prisão de um reeducando que havia saído do presídio Franco da Rocha em indulto do...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.