Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Deputada Analice, prefeito e vereadores visitam Etec Taboão e destacam compromisso com a educação

Por Sandra Pereira | 31/03/2018

foto1900

Dereck Gomes - Assessoria de Imprensa da Deputada Analice

Uma comitiva liderada pela deputada Analice Fernandes, o prefeito Fernando Fernandes, o vice Laércio Lopes e os vereadores de Taboão constatou durante visita a Etec a máxima de que a educação amplia horizontes, transforma vidas, fomenta sonhos e o desejo de superação entre os jovens. Ao todo, 160 estudantes estão matriculados no curso de informática, integrado ao ensino médio, oferecido na instituição. A satisfação dos alunos com a aprovação no vestibulinho, a metodologia das aulas e a expectativa de conseguir emprego após a finalização do curso comprovou à comitiva de visitantes que a educação é a maior ferramenta de transformação social. 

Foto Dereck Gomes - Assessoria de Imprensa da Deputada Analice Fernandes  

Maior aliada da cidade na luta pela implantação da Etec, a deputada Analice Fernandes lembrou que lutou por mais de 10 anos para garantir a instalação da Etec em Taboão. Disse que o governo anterior se negou a construir o prédio, prejudicando diretamente a população, especialmente os mais jovens. A deputada salientou a qualidade dos cursos da Etec, o compromisso do instituto Paula Souza com a empregabilidade dos recém-formados e o empenho do governo Alckmin nas áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

“São Paulo é o estado que tem o maior número de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho graças aos investimentos feitos na educação. Um governo sério, como do nosso governador, entende a importância da educação e faz os investimentos necessários. Taboão devia ter recebido sua Etec e Fatec há mais ou menos 10 anos, junto com Embu, mas por conta da falta de vontade política do antigo governo a população perdeu, nossos jovens perderam. Não havia aqui na cidade a vontade política que existe agora, quem ganha com isso são os jovens”, observou a deputada.

De acordo com a diretora da Etec de Embu Lívia Arruda, que até o dia 21 respondia também pela unidade de Taboão, as Etecs se destacam entre as escolas públicas urbanas com melhor desempenho de qualidade. A de Embu está no 10º lugar do estado entre as melhores escolas públicas paulistas. Segundo ela, os alunos enfrentaram concorrência de 6 candidatos por vaga. Após aprovados, encontram professores qualificados, metodologia que estimula a superação, atividades constantes e formação que permite aprovação em universidades públicas.

Deputada Analice Fernandes, prefeito, vice-prefeito e vereadores ficaram encantados com estrutura

 

No próximo vestibulinho a Etec vai ampliar o número de vagas para 400 e assim sucessivamente até abrir todas as vagas previstas para Taboão. O prédio da Etec tem 4 andares, 9 salas de aula, 3 laboratórios e uma quadra poliesportiva.

O diretor da Etec de Taboão, Vinícius Miekusz Salgado de Vasconcelos lembrou que o curso de informática integrado ao ensino médio foi escolhido para iniciar as atividades da Etec de Taboão pela rápida absorção dos formandos no mercado de trabalho.

“A gente tem um estudo afirmando que de cada 10 alunos egressos 7 conseguem emprego dentro primeiro ano”, afirmou.

O prefeito Fernando Fernandes lembrou que o prédio da Etec está preparado para receber a segunda etapa de implantação. Confirmou que a deputada Analice lutou mais de 10 anos por essa conquista e citou que o governo que for lhe suceder na prefeitura terá a missão de dar continuidade a segunda fase da Etec e a construção da Fatec. “É importante lembrar essa luta e não desistir dela”, argumentou.

Para a presidente da Câmara de Taboão, Joice Silva, um governo responsável precisa olhar atentamente para a educação. Ela parabenizou o empenho da deputada Analice Fernandes, que lutou bravamente pela instalação da Etec na cidade. Também participaram da visita os vereadores, Alex Bodinho, André Egydio, Cido da Yafarma, Érica Franquini, Eduardo Nóbrega, Rita de Cássia, Ronaldo Onishi, Marcos Paulo e Priscila Sampaio.

A estudante Gabriele Bonifácio Lima, 14 anos, está pra lá de animada com o curso. Ela acompanhou a visita da comitiva de políticos, tirou fotos e fazia questão de demonstrar a satisfação com o curso. A menina contou que no começo não tinha certeza se iria gostar do curso, mas está sendo surpreendida a cada dia pela qualidade, o formato das aulas e o ambiente que ela garante estimular a superação.

O colega dela, Vinícius Stephanto, 15 anos, não vê a hora de começar as aulas práticas, assim que a instalação da rede de computadores for concluída. O rapaz já planeja trabalhar na área o mais rápido possível. A expectativa de Vinícius é a mesma de jovem Andrei Peçanha, morador da Chácara Angridus. Ex-aluno do colégio Adventista, o estudante revelou estar surpreso e empolgado com a metodologia das aulas.

 

16/07/2018

Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje

Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil...

06/07/2018

Projeto leva alunos da rede municipal para conhecerem pontos históricos

Taboão da Serra valoriza a história de seu povo. Pensando nisso, a Secretaria de Educação criou...

28/06/2018

Estudantes selecionados no Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (28) o prazo de matrícula dos estudantes que foram selecionados na chamada regular...

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Abertas inscrições para curso de Formação Pedagógica de professores

Estão abertas as inscrições para o curso de Formação Pedagógica para Educação Profissional de...

20/06/2018

Professor de Embu realiza exposição de pinturas em telas

Alunos da Escola Estadual Rubem Carlos Ludwig realizaram no último dia 9 uma exposição de...

18/06/2018

Projeto realizado em Embu foi tema de conferência nos EUA

Desde 2015, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes...

18/06/2018

Professora é homenageada por ex-alunos em escola de Embu das Artes

A professora aposentada Mércia Ramos, de 64 anos, recebeu uma surpresa emocionante de ex-alunos...

18/07/2018

Garra prende homem em flagrante e recupera carga avaliada em R$ 675 mil

Policiais do Garra prenderam em flagrante na noite desta segunda-feira 17, em Itapecerica da...

18/07/2018

Inflação pesa mais no bolso de pessoas acima dos 60 anos

A enfermeira Maria Tereza Ambrosio Rossi, de 70 anos, sente no bolso a aceleração da inflação,...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.