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Detran SP tem mais de 400 postos modernizados no Estado

Por Assessoria de Imprensa | 26/03/2018

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Divulgação Dentre todos os atendimentos oferecidos pelo Programa, o Departamento Estadual de Trânsito de S

Foi-se o tempo em que os paulistas enfrentavam maratonas para tirar os documentos mais simples. Em 1997, com a criação do Poupatempo, os cidadãos encontraram um modelo de serviço prático, rápido e eficiente em um único lugar. Dentre todos os atendimentos oferecidos pelo Programa, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Dentra.SP) se tornou referência de gestão e prestação de serviços à população.

Ao longo dos anos, o órgão procurou acompanhar os avanços tecnológicos e cada vez mais implementou recursos para facilitar o contato com o usuário. Desde 2011, vem passando por uma ampla reformulação a fim de igualar seu padrão de qualidade ao do Poupatempo, que possui 99% de aprovação em pesquisas de avaliação.

Através da internet, antes desse período, o órgão só oferecia três serviços: pesquisa de multas, de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de débitos de veículos. Atualmente, por meio do portal do Detran.SP e de aplicativos para celular e tablet, os usuários conseguem acessar 27 procedimentos on-line.

“A nossa ideia é simplificar, modernizar e desburocratizar os serviços prestados. Tudo isso através do atendimento rápido, eficiente e com profissionais capacitados. Os serviços virtuais também facilitam a vida dos usuários”, explica o governador Geraldo Alckmin.

Mas não foram apenas os atendimentos que sofreram mudanças. A entidade conta, hoje, com mais de 400 postos e seções totalmente reformuladas e modernizadas.

“Essas unidades oferecem muitos benefícios, como atendimento por senha e pagamento de taxas por cartão de débito. Nosso objetivo é que todos os cidadãos paulistas recebam o atendimento que desejam e merecem”, afirma Maxwell Vieira, Diretor-presidente do Detran.SP.

Um dos postos modernizados foi entregue nesta sexta-feira (23), em Ilhabela, no litoral norte paulista. A diretora da unidade, Marianna Falcão, contemplou o serviço oferecido pelo governo do Estado. “O cidadão quando entra na unidade em novo padrão se sente acolhido e encorajado a fazer os serviços. Ele consegue ter as informações nos totens, ver os funcionários trabalhando nos pontos de atendimento, retaguarda e também sanar as dúvidas ali mesmo com a equipe presente”, diz.

Com todas as mudanças, o motorista que teve a CNH extraviada ou roubada, por exemplo, não precisa mais se dirigir a um posto físico do órgão. Agora todo o serviço é feito on-line pelo portal ou pelo aplicativo. Em 2017, o órgão registrou cerca de 70 mil procuras para a emissão de 2° via da habilitação por meio dos serviços eletrônicos.

Ainda no ano passado, o Detran catalogou cerca de 8 milhões habilitações emitidas em todo o Estado. Os postos espalhados por todos os cantos do território paulista possuem, hoje, 96% de aprovação. O governo está empenhado em elevar esse número, podendo oferecer cada vez mais facilidade de acesso aos serviços públicos.

“Esse projeto entusiasma as prefeituras não só do Estado de São Paulo, como de estados vizinhos que vem conferir de perto como as melhorias impactam na prestação do serviço à população”, ressalta o superintendente regional de Araçatuba, João Fagá Neto.

 

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